Comandante da Marinha do Líbano visita a Corveta “Barroso”

No dia 22 de fevereiro, a Corveta “Barroso” recebeu a visita do Comandante da Marinha do Líbano, Contra-Almirante Housni Daher. Na ocasião, o almirante libanês foi recebido pelo Comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL), Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, acompanhado pelo seu futuro substituto, Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez.



Durante a visita, foram apresentados importantes aspectos concernentes à missão de paz desenvolvida pela Organização das Nações Unidas no Líbano, e percorridas as instalações da Corveta “Barroso”, navio que foi projetado e construído pela Marinha do Brasil.

A FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força Naval componente de missão de paz da ONU. Tem como missão a execução de operações de interdição marítima, com o objetivo de coibir a entrada de ilícitos em território libanês, bem como apoiar o adestramento dos militares daquela Marinha.

A Corveta “Barroso” integra a UNIFIL desde 15 setembro de 2017, servindo como navio capitânia da FTM. Nessa missão de paz o navio é empregado em patrulhas na costa libanesa, juntamente com outros cinco navios das marinhas da Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia. O navio permanecerá no Líbano até 15 de março de 2018, quando será substituído pela Fragata “Independência”, também da Marinha do Brasil.

FONTE: MB



Sair da versão mobile