Conheça o DSV ‘Adams Challenge’, futuro NSS da Marinha do Brasil




Por Guilherme Wiltgen

O Adams Challenge é um navio multifunção de apoio offshore, equipado com motor elétrico, posicionamento dinâmico e capaz de cumprir uma gama de atividades de apoio offshore, incluindo suporte a mergulho, suporte para ROV, suporte a pesquisa, instalação de cabos, construção e manutenção offshore. Na Marinha do Brasil, terá a função primária de Navio de Socorro Submarino, substituindo o NSS Felino Perry (K 11).

O navio é todo construído em aço soldado, possuindo um bulbo de proa. Um diferencial é que o navio possui uma “Moon Pool” localizada a meia nau do navio.

A “Moon Pool” é uma abertura na base do casco que dá acesso à água, permitindo que mergulhadores ou pequenas embarcações submersíveis possam entrar ou sair da água com facilidade e um ambiente mais protegido, mesmo que o navio esteja em alto-mar ou cercado por gelo, possibilitando que os seus tripulantes trabalhem com mais conforto e segurança, ao invés de um convés exposto às intempéries, condições importantes em uma missão de resgate de tripulantes em um submarino sinistrado, configurando um importante ganho operacional para a Força de Submarinos e à Esquadra brasileira.

A propulsão é fornecida por unidades de hélices azimutais duplos na popa. O impulso transversal é fornecido pelas unidades gêmeas de azimute na popa e por três propulsores transversais na proa, um dos quais é a unidade azimutal retrátil.

A acomodação é organizada na superestrutura da proa, possuindo um passadiço com visão em todas as direções.

O navio também possui um heliponto localizado na proa e a frente do passadiço, similar ao NSS Felinto Perry, e está homologado para operações aéreas em conformidade com as diretrizes do UK CAA CAP437, podendo operar com helicópteros da classe de médio porte.

Para realizar resgates submarinos, o novo navio da Marinha está equipado com um sino de profundidade com capacidade para 12 homens e conta com sistema de mergulho saturado.

O DSV ‘Adams Challenge’ foi construído em 2009 pelo estaleiro espanhol Balenciaga S.A.

Especificações do navio

Sair da versão mobile