Conhecendo o mais novo navio da Royal Navy, o HMS Medway (P 223)

OPV HMS Medway (P 223) River class Batch 2




O OPV HMS Medway (P 223), chegou ao porto de Portsmouth pela primeira vez em 17 de junho. O navio se encontra em testes antes de seu comissionamento na Royal Navy (RN) em setembro. Fomos a bordo para conversar com seus oficiais e dar uma olhada no mais novo navio da frota.

HMS Medway (P 223) na Base Naval de Portsmouth

Aumentando a frota

Medway é o segundo dos cinco OPVs de classe de River Batch II. O que a torna um tanto singular é que ele é o primeiro navio novo a se juntar a RN por muitos anos, o que é, na verdade, um acréscimo à força da frota, em vez de apenas um substituto para uma embarcação desativada. (Graças à decisão sensata de manter os navios do lote I). O primeiro OPV BII, o HMS Forth (P 222), é um substituto direto do HMS Clyde, e assumirá o papel de guarda permanente das Falklands no final deste ano.

De uma perspectiva, os OPVs Batch II podem ser vistos como sintomáticos das falhas de aquisição de defesa do Reino Unido, terrivelmente caras e comparando-se mal com equivalentes estrangeiros mais capazes. Seu alto preço foi pago para manter viva a capacidade de construção naval durante os atrasos no início do programa da fragata Type 26. De um modo geral, esta foi a opção menos pior na situação criada pela falta de vontade dos governos sucessivos em fazer encomendas regulares de construção naval. O lado mais positivo da história é o design da Type 26, que já provou ser um sucesso global, enquanto a RN obtém cinco embarcações modernas que podem contribuir para reduzir a carga de trabalho no restante da frota.

O nascimento de um navio

Como relatado anteriormente, defeitos materiais significativos foram descobertos no HMS Forth logo depois que ele foi aceito pela RN. A reputação da BAE Systems não foi reforçada por este desastre e a entrada em serviço do HMS Forth atrasou mais de um ano enquanto os erros de construção eram corrigidos. Neste contexto, a boa entrega e entrada em serviço do HMS Medway assumiram particular importância estratégica para a BAE Systems. Sua determinação em fazer o que é certo com o Medway ficou evidente para sua equipe, com a força de trabalho em Glasgow investindo longas horas e muita supervisão dos engenheiros seniores da BAE. Ensaios no mar foram realizadas em fevereiro e o navio foi formalmente entregue a RN em 05 de março.

Praça D’Armas ou Wardroom do HMS Medway. O wardroom (espaço de recreação e alimentação do oficial) é de bom tamanho para um pequeno navio. Por enquanto, tem acessórios básicos, mas será reforçada com melhores móveis e comodidades.

As pressões de mão-de-obra na RN na construção do Medway foi gerada em um período bastante condensado, passando de um punhado de marinheiros para cerca de 50 pessoas no momento. Uma nova tripulação deve primeiro provar que está segura para viver no novo navio e a data da mudança da equipe do navio a bordo (SSMOB) foi alcançada em 1º de maio. Um intenso período de treinos e exercícios, enquanto os construtores terminavam o trabalho e entregavam o navio aos marinheiros, culminou com o navio passando o FOST Ready para inspeção no mar em 7 de junho. Com marinheiros vivendo a bordo de uma embarcação que ainda está em construção e querendo chegar ao mar, há tensões inevitáveis ​​entre construtores e tripulação, mas durante o período de entrega da construção um oficial do Medway comentou que a BAE “fez tudo que podia quando solicitada, e o processo funcionou muito bem ”.

O convoo é teoricamente, “compatível com o Merlin”, embora um Wildcat seja mais confortavelmente acomodado. A omissão de um hangar significa que é improvável que os OPV embarquem permanentemente a sua própria aeronave, em vez de estender o alcance da aeronave.

Uma nova tripulação deve estabelecer rotinas e procedimentos de administração enquanto embarca em uma infinidade de alojamentos e se ajusta a sua nova casa. Mais importante ainda, a primeira tripulação do navio tem o privilégio de estabelecer o tom e a atmosfera corretos, os intangíveis que podem definir a personalidade do navio e podem durar pelo tempo de vida de um navio. A tripulação do navio é de cerca de 50 marinheiros, com uma proporção relativamente baixa das taxas juniores. Existem 13 oficiais (3 deles em treinamento) e quase um terço da tripulação são mais antigos. Embora o navio seja altamente automatizado, cerca de um terço da tripulação são marinheiros e encarregados de armamentos. As tripulações de OPV giram através de um sistema de tripulação de ‘três equipes’, similar ao que está sendo usado nos navios hidrográficos da RN. Duas equipes estão a bordo ao mesmo tempo, enquanto a terceira está de licença ou em terra. Normalmente, cada marinheiro serve por oito semanas no navio antes de desembarcar por quatro semanas. Esse padrão de trabalho previsível é popular entre as tripulações que têm famílias, permitindo alguma certeza sobre quando eles estarão em casa.

O Passadiço é espaçoso como na classe Amazonas

O Medway tem acomodação para uma força militar adicional (EMF) de até 50 soldados. Isso poderia ser usado por forças especiais ou por uma pequena força invasora. Alternativamente, pode ser transportado pessoal extra para ajudar no socorro em situações de desastre ou civis evacuados podem ser acomodados. O acesso ao alojamento da EMF (sem passar pelo andar superior) é feito através da sala do gerador, que é uma das características menos ideais do design, apesar de terem seus próprios banheiros e comida servida.

Durante suas duas semanas de testes de mar e trânsito de verão de 10 dias para Portsmouth, o HMS Medway ainda não encontrou nenhum clima pesado. Quando testados em alta velocidade a tripulação reporta que seu manuseio é excelente, com boa aceleração. O lote II é baseado nos OPVs classe Amazonas, construídas pela BAE e servindo à Marinha do Brasil desde 2012, e a forma do casco é bem comprovada e aceita. O projeto básico foi pouco alterado, embora houvessem 29 pequenas mudanças separadas para os requisitos da RN, que se relacionam principalmente com o sistema de combate, medidas de controle de danos melhoradas e operações com helicópteros. Um sistema de propulsão simples e confiável consiste em dois motores diesel MAN 16V 28 / 33D de alta velocidade de 7.350kw que conduzem o navio a velocidades de 24 nós, o que é rápido para os padrões típicos de OPV. Como os navios do Lote I,

NPaOc Apa (P 121) classe Amazonas da Marinha do Brasil

Muitas vezes há algumas críticas de que esses OPVs estão subarmados, mas a equipe naval está clara de que esses navios são projetados como embarcações de patrulha destinadas principalmente a operações policiais e de segurança marítima. O canhão de 30 mm, o radar moderno, mas acessível, e as câmeras eletro-ópticas são mais do que suficientes para operar onde as maiores ameaças são os piratas em barcos armados com RPGs. A pequena sala de operações está equipada com uma versão reduzida do sistema de gerenciamento de combate BAE CMS-1 (agora renomeado como INTeACT). Sua principal função não é o controle de armas, mas a apresentação de uma imagem tática integrada ao comando coletado de todos os sensores a bordo.

CIC do NPaOC Amazonas (P 120) da Marinha do Brasil

Embora exista algum potencial para “disparar” essas embarcações com armas mais pesadas e até mísseis guiados, é preciso questionar o por quê? Adicionar mais armas e sensores apenas aumentaria os custos de mão-de-obra e de manutenção, ao mesmo tempo em que produziria um combatente medíocre. Há evidências de que esses navios foram projetados com espaço e margens prontas para aceitar a futura adição de novos equipamentos. O sistema de combate de arquitetura aberta e o espaço para contêineres TEU oferecem opções para hospedar tecnologia que talvez nem exista. Em vez de um helicóptero tripulado caro, os UAVs operacionais poderiam ser o melhor uso do convés de vôo, estendendo amplamente a área que pode ser mantida sob vigilância.

2 UAVs Camcopter S-100 durantes testes a bordo do NPaOc Apa (P 121) da Marinha do Brasil

Programa futuro

O HMS Medway está em seu porto de origem por algumas semanas antes de partir para novos testes. Após o período de férias de verão, ele será submetido a uma série de inspeções do FOST (Flag Officer Sea Training). A equipe do FOST, com sede em Faslane, se concentrará em marinharia e segurança antes de ir para Devonport, onde a ênfase é mais nas operações, na aviação e no reabastecimento no mar. Após o comissionamento para a frota em uma cerimônia em Chatham no outono, ele provavelmente passará algum tempo em águas do Reino Unido e poderá conduzir patrulhas de proteção da pesca antes de ser destacada para o exterior por um longo período.

FONTE: Save The Royal Navy

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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