Cruzador americano USS Leyte Gulf (CG 55) chega ao Rio de Janeiro

O USS Leyte Gulf chegando ao Rio de Janeiro em uma manhã nublada com o Pão de Açucar ao fundo.

Por Luiz Padilha

Rio de Janeiro, 11 de abril – O Cruzador americano USS Leyte Gulf  (CG 55), chegou hoje pela manhã na cidade do Rio de Janeiro, atracando na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).

Cruzador USS Leyte Gulf (CG 55) no Rio de Janeiro

O navio realizou um exercício PASSEX com a Fragata União (F 45) da Marinha do Brasil, antes da chegada ao Rio de Janeiro. Não há informações sobre a natureza da vinda do navio ao Rio de Janeiro, que deixará a cidade no próximo dia 15/4.

O USS Leyte Gulf está atualmente implantado na USSouthcom AOR para apoiar operações marítimas bilaterais e multinacionais com parceiros na região, conduzindo visitas de porto dentro do Teatro de Cooperação de Segurança (TSC) e apoiar o JIATF-Sul no combate ao tráfico de drogas ilícitas.

Fragata União (F 45) chega ao Rio junto com o USS Leyte Gulf (CG 55)

Com um destacamento de Law Enforcement Detachment (LEDET) da Guarda Costeira (USCG), o navio fez várias interdições de combate as drogas na área de operações (AOR) do Comando do Sul dos EUA (USSOUDCOM). Em março, enquanto estava em patrulha no Oceano Atlântico, a tripulação detectou um navio de contrabando de drogas semi-submersível autopropulsionado (SPSS). Com a assistência do esquadrão de ataque marítimo de helicópteros (HSM 50), a tripulação adquiriu a localização dos membros do SPSS e o destacamento LEDET lançou um barco inflável de casco rígido (RHIB) para interceptar o SPSS.

Com o USS Leyte Gulf ao fundo, semi-submersível é abordado pelos agentes LEDETs, impedindo o contrabando de drogas. Foto: USCG

O LEDT deteve os indivíduos a bordo do SPSS e apreendeu aproximadamente 2.370 kg de cocaína. Então a tripulação conduziu um exercício de naufrágio (SINKEX) no SPSS. “Achar esse navio era como encontrar uma agulha no palheiro”, disse o tenente-comandante Travis Lee, aviador sênior do Leyte Gulf. “Faço isso há sete anos e não consegui encontrar e adquirir esse ativo até agora”. Interceptar o SPSS foi apenas o mais recente sucesso para o USS Leyte Gulf nesta Comissão.

USS Leyte Gulf próximo ao AMRJ

U.S. Naval Forces Southern Command/4ª Frota apóia as operações conjuntas e combinadas do Comando Sul dos EUA, empregando forças marítimas em operações de segurança marítima cooperativa para manter o acesso, aprimorar a interoperabilidade e construir parcerias duradouras, a fim de melhorar a segurança regional e promover a paz, a estabilidade e a prosperidade no Caribe, na América Central e Região Sul-Americana.

USS Leyte Gulf a caminho da BNRJ onde atracou.

O Commanding Officer Capt. Nathan Diaz disse: “Nossa equipe estava pronta quando chamada para executar três interdições”. “A apreensão bem sucedida de mais de US$ 42 milhões em drogas ilícitas é uma prova da interoperabilidade de nossas nações parceiras, da Guarda Costeira e da equipe do Leyte Gulf“.

Com informações do Commander, Naval Surface Forces Atlantic.

Sair da versão mobile