Damen Naval anuncia a celebração de 150 anos desde a fundação do Royal Schelde Estaleiro (Koninklijke Maatschappij de Schelde) e 25 anos como Damen Naval, dedicado a Divisão Naval do Damen Shipyards Group.
Damen Naval traça suas origens de volta a 1875 quando o estaleiro Royal Schelde (Koninklijke Maatschappij de Schelde) foi fundado em Vlissingen. Estrategicamente localizado com acesso direto ao
Mar do Norte através do rio Scheldt, o Royal Schelde se estabeleceu como uma pedra angular da construção naval naval na Holanda. Em 2000, essa herança entrou em um novo capítulo como Damen
Naval, uma empresa especializada em navios complexos, únicos e inovadores.
Em 2025, comemoramos um duplo aniversário: 150 anos desde a fundação do Royal Schelde e 25 Anos como Damen Naval, o único fabricante de equipamentos navais da Holanda. Mais de 150 Anos, entregamos mais de 420 navios em todo o mundo, como designer, engenheiro, construtor, integrador e provedor de serviços durante todo o ciclo de vida do navio.
Comunidade naval
Sob a orientação de pioneiros como o engenheiro Bruno Tideman, o diretor Joseph Van Raalte e o chefe engenheiro William Martin, o Royal Schelde, lançou as bases para a engenharia naval moderna. Começando, era um centro de inovação industrial, mas também uma pedra angular da comunidade local. O estaleiro forneceu empregos, construiu bairros e introduziu um dos primeiros serviços de saúde da Holanda.
A primeira grande ordem naval veio em 1878: Nastor de Training Rigged Iron Brigged Castor para o Royal Holanda Marinha. Isso marcou o início de uma longa parceria que moldaria o futuro do estaleiro. Em 1906, o Royal Schelde alcançou outro marco com a construção de HNLMS 0.1, o primeiro submarino da Holanda.
Quatro meses após a fundação da De Schelde, a empresa recebeu sua designação real. Hoje, como uma das empresas mais antigas ainda envolvidas em sua atividade original, a construção naval, essa distinção permanece um símbolo de sua contribuição duradoura para a indústria na Holanda e sua parceria confiável com a Marinha Real da Holanda.
Capacidades navais avançadas
Em meados do século XX, o Royal Schelde estava produzindo navios que atendiam às demandas da moderna guerra naval. Na década de 1970, começou a construir fragatas de mísseis guiados, como a classe Tromp, projetado para comando e controle. Isto foi seguido pelo padrão das Fragatas classe S e M, que foram multiuso e adaptadas aos requisitos em evolução da OTAN. Em rápida sucessão, o estaleiro adicionou navios anfíbios para implantação rápida, defesa aérea e fragatas de comando e outros navios avançados para o seu catálogo.
Tornando-se Damen Naval
Em 2000, o Royal Schelde tornou-se parte do Damen Shipyards Group, passando para Damen Naval. Essa fusão combinou a herança do estaleiro com a experiência global de Damen. Em apenas alguns anos, Damen Naval introduziu a inovadora linha de fragatas modulares e personalizáveis. Através do compartilhamento de conhecimento, Damen Naval estimula a indústria local, permitindo que os países construam navios em seus estaleiros nacionais. Dez dessas fragatas estão atualmente em serviço com marinhas em todo o mundo, com um décimo primeiro a caminho. Cada projeto envolve consistentemente vários fornecedores holandeses.
Engenharia do futuro
Ao marcarmos nosso 150º aniversário, o mundo está mudando rapidamente, com crescentes desafios de segurança enfrentando a Europa e a Holanda. Em 2025, há uma consciência renovada da necessidade de modernizar e fortalecer nossas forças armadas e frota naval. Em toda a Europa, as nações estão dando passos nesta direção. Portanto, recentemente começamos a trabalhar como parceiro estratégico para o nosso cliente, o Ministério da Defesa, para a renovação e substituição de meios da frota da Marinha Real da Holanda, fortalecendo as capacidades da Holanda e contribuindo para a tão necessária cooperação de defesa na Europa.
A substituição da frota inclui o navio de suporte de combate Den Helder e as fragatas anti-submarino (ASW). Além dos projetos nacionais, Damen Naval lidera vários programas de construções navais para parceiros da OTAN e da UE, incluindo as fragatas ASW para a Marinha Belga e a F126 para a marinha alemã.
De nossas origens há 150 anos até nossa posição hoje como único fabricante de equipamentos navais da Holanda, Damen Naval continua a moldar o futuro da engenharia naval. A herança do Royal Schelde vive em cada embarcação lançada e todas as missões suportadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN