Damen conclui instalação e testes de sistemas de combate na segunda fragata de mísseis guiados da Indonésia

O Damen Shipyards Group e seu parceiro PT PAL concluíram recentemente a instalação e teste de sistemas de combate na segunda fragata de mísseis guiados SIGMA 10514 Perusak Kawal Rudal (PKR) do Ministério da Defesa da Indonésia, a KRI Gusti Ngurah Rai (332).

As fragatas PKR são construídas através de um processo modular que opera simultaneamente na Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) na Holanda e no estaleiro PT PAL na Indonésia. Dessa forma, a Damen é capaz de construir embarcações de alta qualidade em qualquer lugar do mundo. Esse método também permite à Damen cumprir seu compromisso com o Ministério da Defesa indonésio de fornecer um amplo programa de conhecimento e transferência de tecnologia (ToT).

Uma parte significativa desse programa de transferência é a instalação de sistemas de combate, juntamente com o fornecimento de treinamento para a tripulação em seu uso e manutenção.

Hein van Ameijden, diretor-gerente da DSNS, disse: “Desde o início deste projeto, a DSNS e nossa parceira Thales Netherlands estão totalmente comprometidas com o desenvolvimento da indústria de defesa da Indonésia e de seus setores de apoio. Esse compromisso é demonstrado com uma série de ToT e programas de conteúdo local a partir de 2013, quando a execução do projeto começou.

“Por exemplo, o DSNS treinou e instruiu mais de 328 funcionários de estaleiros, incluindo soldadores, planejadores e engenheiros, durante o projeto. A Thales Netherlands contribuiu com a subcontratação da indústria local para o desenvolvimento de software, fornecendo apoio, em última análise, à Indonésia para desenvolver um sistema de gerenciamento de combate local.”

Os sistemas de combate instalados e testados incluem o seguinte:

• VL MICA para defesa contra ameaças aéreas
• Exocet para aataque a alvos navais
• Sistema de torpedo para proteção contra ameaças submarinas
• Canhão de tiro rápido de 35 mm para responder a ameaças aéreas e marítimas
• Sistema de detecção eletrônica para desviar ataques inimigos com redirecionamento eletromagnético
• Modificação do sistema operacional operado por computador para operar os itens acima

A fase final antes da entrega foi concluída com êxito em 21 de fevereiro, com testes de mar – o teste de aceitação do mar (SAT). O objetivo disso era demonstrar que as instalações em toda a cadeia de sistemas de armas atendem à eficiência e precisão desejadas.

“Todos os nossos esforços anteriores valeram a pena. Já no início dos testes, ficou claro que a instalação havia sido realizada com grande precisão durante a construção e que as atividades e acordos de alinhamento preparatório haviam sido cuidadosamente seguidos. O segundo navio PKR alcançou resultados semelhantes ao primeiro. Isso demonstra que o conceito completo implementado na classe SIGMA PKR pode ser considerado confiável e robusto ”, concluiu o Sr. Van Ameijden.

Sair da versão mobile