Damen Shipyards Galati bate a quilha do Combat Support Ship

No dia 2 de junho, a Damen Shipyards Galati realizou a cerimônia para bater a quilha do Combat Support Ship (CSS), HNLMS Den Helder (A 834), que representa um marco importante na construção deste novo navio para a Real Marinha da Holanda.

A cerimônia foi realizada pelo Diretor da Organização de Materiais de Defesa (DMO), Vice Almirante Arie Jan de Waard e o Vice Almirante Rob Kramer, Comandante da Real Marinha da Holanda (RNLN).

O estaleiro realizou o corte do aço desta nova embarcação em dezembro do ano passado. Após bater a quilha, todos os blocos de construção para a construção do navio na Romênia estão prontos. A engenharia do CSS foi amplamente realizada na Holanda.

O diretor da divisão Naval da Damen, Hein van Ameijden, enfatiza que é principalmente a cooperação com empresas da cadeia de construção naval existente que torna possível a construção inovadora de navios de guerra holandeses: “Mais de um ano após a assinatura do contrato para este navio, a Damen Naval concluiu 116 contratos de compra, dos quais 82 são com fornecedores holandeses. Trata-se de empresas provenientes principalmente das áreas de Rijnmond e Zeeland. É toda essa cadeia de empresas que contribui para a construção desse novo navio da RNLN”.

Além de enfatizar a estreita cooperação entre todas as partes envolvidas,  o ato de bater a quilha também tem um valor tradicional. No passado, uma moeda era colocada sob o mastro de madeira para a prosperidade. Hoje, nos navios de aço, a moeda é colocada sob o bloco da quilha. Os dois almirantes realizaram esta operação para o CSS, colocando uma moeda de 1822 para a ocasião, que foi um ano importante para a RNLN, no qual, após vários planos e iniciativas de construção de fortes na era napoleônica, o estabelecimento marítimo com doca seca em Den Helder foi transferido para sua propriedade.

O próximo marco cerimonial importante é o batismo do navio, mas não antes de a construção do navio ser concluída em 2023. Após o comissionamento, testes e testes do estaleiro, o navio navegará para Den Helder, onde os sensores e o sistema de gerenciamento de combate estarão instalado antes do navio ser transferido para a marinha em 2025.

O CSS foi projetado em estreita colaboração com o DMO e a RNLN, baseado no Joint Support Ship HNLMS Karel Doorman, anteriormente construído pela Damen.

O navio de quase 180 metros de comprimento terá uma tripulação padrão de 75 pessoas e pode levar mais 85 pessoas a bordo. Além de espaço para combustível e munições para abastecer outros navios, há espaço para helicópteros e vinte contêineres.

FONTE: Damen

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