Declaração do Secretário de Defesa dos EUA sobre como garantir a liberdade de navegação no Mar Vermelho

A recente escalada de ataques imprudentes dos Houthi, originários do Iémen, ameaça o livre fluxo do comércio, põe em perigo marinheiros inocentes e viola o direito internacional.

O Mar Vermelho é uma via navegável crítica que tem sido essencial para a liberdade de navegação e um importante corredor comercial que facilita o comércio internacional. Os países que procuram defender o princípio fundamental da liberdade de navegação devem se unir para enfrentar o desafio colocado por este interveniente não estatal em lançar mísseis balísticos e veículos aéreos não tripulados (UAV) contra navios mercantes de várias nações que transitam legalmente em águas internacionais.

Este é um desafio internacional que exige ação coletiva. Portanto, anuncio hoje o estabelecimento da Operação Prosperity Guardian, uma nova e importante iniciativa de segurança multinacional sob a égide das Combined Maritime Forces (CMF) e a liderança da sua Task Force 153, que se concentra na segurança do Mar Vermelho.

A Operação Prosperity Guardian está reunindo vários países, incluindo o Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seicheles e Espanha, para enfrentar conjuntamente os desafios de segurança no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden, com o objetivo de garantir a liberdade de navegação para todos os países e reforçar a segurança e a prosperidade regionais.

FONTE: DoD

Sair da versão mobile