Depois do “erro” Sukhoi, Índia quer da Rússia total transferência de tecnologia para caça de 5ª geração

Por Rajat Pandit

A Índia só vai entrar para o bilhonário desenvolvimento conjunto e produção do caça de quinta geração FGFA (Fifth Generation Fighter Aircraft) com a Rússia, apenas se houver transferência em larga escala de tecnologia, bem como “benefícios” para o esforço indiano de construir um caça stealth.

Fontes do Ministério da Defesa disseram que esta decisão foi tomada no “mais alto nível” para “não repetirmos os erros” de todo o programa de aquisição de caça Sukhoi SU-30MKI da Rússia, que custou a Índia Rs 55.717 crore sem qualquer ajuda no desenvolvimento da capacidade de fabricação do caça na Índia. “Embora maior parte dos 272 Sukhois (240 até agora) contratados da Rússia terem sido feitos pela Hindustan Aeronautics (HAL), eles foram, basicamente, montados aqui com kits importados. A HAL ainda não pode fabricar os Sukhois por conta própria” disse uma fonte. O Sukhoi montados na HAL (em torno de Rs 450 crore) são Rs 100 crore mais caros que o mesmo caça importado da Rússia.

Assim, apesar da pressão da Rússia para a assinatura do contrato, este está pendente há muito tempo de R&D (Research and Development) final para o FGFA. A Índia agora quer saber se realmente será o valor estimado de US$ 25 bilhões que vai gastar para introduzir 127 destes caças monoplaces. Os dois países, aliás, tinham um acordo intergovernamental do FGFA para 2007, que foi seguido por um contrato de US$ 295 milhões para o projeto preliminar em 2010, antes das negociações serem paralisadas.

A Índia tem agora previsto dois pré-requisitos essenciais para o projeto FGFA, além de analisar a sua inteira relação Custo x Benefício. Primeiro, deve haver ampla transferência de tecnologia, incluindo os “códigos-fonte”, para garantir que a Índia possa no futuro atualizar o caça com a integração de novas armas por conta própria. Segundo, ele deve ajudar diretamente o projeto FGFA indiano chamada Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA), o trabalho de projeto preliminar para o qual está agora em curso, como foi anteriormente relatado pelo TOI (Times of India). “Isso é obrigatório. Uma comissão de alto nível dirigida por um Marechal da IAF, inclui também um professor do Indian Institute of Technology Kanpur e ex-chefes de HAL e do National Aerospace Laboratories (NAL), estão examinando todos estes aspectos. O governo vai se pronunciar depois que o relatório for apresentado em Abril “, disse a fonte.

O FGFA basicamente combina capacidade avançada stealth, de supercruise (alcançar velocidades de cruzeiro supersônico sem uso de pós-combustão), alta manobrabilidade e integração de multi-sensores em um único caça. Mas a IAF não está contente com o FGFA russo, também chamado de Sukhoi T-50 ou PAK-FA, porque o caça não possui capacidade stealth adequada e seu motor não tem potência suficiente. Estas são só algumas das 43 modificações ou deficiências, apontadas anteriormente.

A Rússia, porém, agora está prometendo que o FGFA indiano ou o “perspective multi-role fighter” será bastante diferente do Sukhoi T-50, com motores mais potentes e outras capacidades. Sob o contrato principal de R&D, Índia e Rússia devem contribuir com US$ 4 bilhões cada para o desenvolvimento dos protótipos, com testes e com infra-estrutura.

A entrega dos caças, que terá custo extra, era para começar 94 meses após a assinatura do contrato.

FONTE: TOI
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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