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Home Naval

DGMM apresentou os Programas e Projetos Estratégicos da Marinha durante o 3º CEED

Luiz Padilha por Luiz Padilha
15/07/2020 - 22:01
em Naval
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Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

O Diretor Geral de Material da Marinha (DGMM), AE José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, proferiu a palestra “As contribuições da P&D da Área Militar: incremento da Indústria de Defesa na Região Sul”, durante o 3º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, promovido pela Escola Superior de Guerra e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

O AE Cunha dividiu sua apresentação em três partes, Amazônia Azul, Programas e Projetos Estratégicos e Programa Classe Tamandaré, este último objeto principal da sua explanação, oportunidade em que mostrou os caminhos que a Marinha do Brasil adotou para a atualização de seus meios.

Dentro dos Programas e Projetos Estratégicos, o DGMM fez uma rápida abordagem sobre o Navio de Apoio Logístico Multi Propósito (NApLMP), o Programa de Obtenção de Navio Anfíbio (PRONANF), que poderá ser realizado por meio de compras de oportunidades ou navios novos, substituição do Navio-Escola Brasil e dos três Avisos de Instrução da Classe Aspirante Nascimento, o Programa de Obtenção de Navio Hidrográfico, destacando o RFP do Navio de Apoio Antártico (NAPANT), a obtenção por construção de dois Navios Hidroceanográficos (NHO) e aquisição de Rebocadores de Alto Mar de uma classe superior ao da Classe Mearim.

No que tange a Construção do Núcleo do Poder Naval, o NPa500-BR de 500 ton e NPaOC-BR de 1.800 ton, ambos dentro do Programa de Obtenção de Navio Patrulha (PRONAPA).

Programa Classe Tamandaré (PCT)

  • Navios com elevados índices de conteúdo local, incluindo a gestão do conhecimento e a consequente transferência de tecnologia
  • Inserção da mentalidade da gestão do ciclo de vida, criando um novo paradigma de manutenção e evolução de conhecimento para a Marinha do Brasil
  • Caráter de auto-sustentabilidade, que dê perenidade e consistência ao Programa Estratégico “Construção do Núcleo do Poder Naval”

Antes de sua explanação sobre o PCT, o Alte. Cunha fez um balanço resumido da situação dos atuais Escoltas, composto hoje basicamente por cinco Fragatas da Classe Niterói (idades entre 39 e 42 anos), dua Fragatas da Classe Greenhalgh (39 e 40 anos), a Corveta Julio de Noronha (27 anos) e o mais novo dos meios, a Corveta Barroso (11 anos). O envelhecimento da espinha dorsal da Esquadra brasileira é um problema para a defesa dos 5,7 milhões de km² no Atlântico Sul, a nossa Amazônia Azul.

Seguindo o processo licitatório, após o recebimento do BAFO (Best And Final Offer), o  consórcio Águas Azuis capitaneado pela Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS), Embraer e Atech, Atlas e L3 foi declarado vencedor. As fragatas classe Tamandaré serão construídas no Estaleiro Oceana na cidade de Itajaí-SC, adquirido recentemente pela TKMS.

O programa prevê a criação de 2.000 empregos diretos e até 6.000 indiretos, dando forte impacto na economia do estado. Mas não será só Santa Catarina que se beneficiará do Programa, pois mais de 50 empresas de todo o país estão envolvidas na busca pelo maior índice de nacionalização possível dos navios. O programa prevê que primeiro navio tenha 32% de conteúdo local e 41% nos 3 subsequentes.

A primeira fragata levará 42 meses para ser construída com previsão de ser comissionada em 2025. Por ser a primeira, sua construção levará mais tempo do que as outras, face a necessidade do aprendizado da mão de obra na construção de um navio de guerra, o qual difere muito em comparação com uma embarcação mercante. Já as outras serão entregues num prazo muito mais curto com a quarta e última, sendo entregue em 2028.

O Defesa Aérea & Naval participou do 3º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa e perguntou ao AE Cunha sobre a possibilidade de um segundo lote de fragatas, haja vista a necessidade de baixa dos escoltas atualmente na Marinha do Brasil, comprometendo bastante o poder naval brasileiro.

O AE Cunha respondeu que durante a construção dos navios, a Marinha poderá vir a encomendar uma ou duas fragatas adicionais, mas que ainda é muito cedo para afirmar. Respondendo a outra pergunta sobre compra de oportunidade, ele colocou que a Marinha está atenta para essa possibilidade, mas que depende como a palavra já diz, de que bons navios sejam disponibilizados, para então avaliar sua aquisição.

Outro ponto importante que o AE Cunha enfatizou foi a parceria da Marinha do Brasil com o BNDES e com a Fundação Getúlio Vargas, visando a melhor avaliação e elaboração do contrato. O programa desde o ínicio teve o acompanhamento da Advocacia Geral da União e auditoria total do Tribunal de Contas da União (a pedido da Marinha), visando assim, ter total transparência e governança.

Apesar de ainda não poder ser divulgada a configuração final do navio, sabe-se que nos bastidores, as empresas fabricantes de motores, sistemas de armas, sistemas eletrônicos e etc, estão se movimentando bastante afim de atender aos requisitos constantes da RFP (Request For Proposal), e assim virem a equipar as fragatas classe Tamandaré.

Tags: Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de MenezesATECHConsórcio Águas AzuisDiretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM)EmbraerEscola Superior de Guerra (ESG)Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)Marinha do Brasil (MB)Programa Classe Tamandaré (PCT)ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS)
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Comentários 13

  1. Souto. says:
    2 anos atrás

    Padilha o Alte. Cunha falou que a MB ira comprar por oportunidade navios rebocadores
    AHTS melhores que a classe Meariim vc sabe quantos navios serão comprados?

    obrigado.

    Responder
  2. Souto. says:
    2 anos atrás

    Amigo Padilha há previsão para o inicio da construçao das FCT?

    2-O navio logistico será comprado por oportunidade ? classe wave inglesa tem chance?

    obrigado.
    abraço.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      A data de entrega está no artigo, basta vc ler. O navio logístico o almirante foi claro. Não há verba agora. Classe Wave não chega nem perto do que a MB deseja.

      Responder
      • Augusto says:
        2 anos atrás

        Padilha, por que motivo o Wave não atenderia os requisitos da Marinha?

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          2 anos atrás

          Por se tratar de um navio usado. Ontem o almirante mostrou claramente que o novo navio será construído no Brasil. Compra de oportunidade ele mencionou apenas Navio Anfíbio e Escoltas. Portanto, o Wave não se encaixa pelo que foi apresentado.

          Responder
          • Rodrigo says:
            2 anos atrás

            Boa noite Padilha. Esse possível Navio Anfíbio de oportunidade poderia ser um classe Albion?

            Responder
          • Rodrigo says:
            2 anos atrás

            Boa noite Padilha. Existe algum navio anfíbio sendo ofertado no mundo a custos razoáveis, e que poderia chamar a atenção da MB? Quando penso na Royal Navy, não tenho certeza se algum Classe Albion foi posto a disposição. Parabéns pelo trabalho!

            Responder
            • Luiz Padilha says:
              2 anos atrás

              No momento não há.

              Responder
  3. Souto says:
    2 anos atrás

    Padilha voce sabe se foi comentada a compra de navios caça minas para MB?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Infelizmente não.

      Responder
  4. Augusto says:
    2 anos atrás

    Muito esclarecedor. Parabéns! Agora, aguardamos notícias dos fornecedores escolhidos para a classe Tamandaré.

    Responder
  5. Tomcat4,2 says:
    2 anos atrás

    Show. Faço votos que se consiga construir ao menos uns 12 novos Napa 500 BR e mais uns 4 NapaOc BR e que as Tamandaré’s cheguem a umas 12 e delas derivem ao menos uns 4 destroier’s .

    Responder
  6. Jomar DUARTE FILHO says:
    2 anos atrás

    Tudo muito novo e moderno, da concepção à orçamentação e execução que passa pela renovação da nossa frota de Marinha. Agora precisamos preparar melhor e mais modernamente nossos Aspirantes – o futuro da nossa Armada. Muito otimismo e envolvimento dos nossos Oficiais Generais. Parabéns! 🤞👏

    Responder

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