DGMM e EMGEPRON acompanham a construção do NPo ‘Alte Saldanha’

Com objetivo de acompanhar o andamento da construção do Navio Polar (NPo) Almirante Saldanha, a comitiva liderada pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, acompanhado do Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Vice-Almirante (IM) Edesio Teixeira, visitou no dia 21 de março o estaleiro Jurong Aracruz (EJA), na cidade de Aracruz (ES).

O NPo Almirante Saldanha é o primeiro navio produzido no Brasil com capacidade de operar nas águas da região Antártica.

Durante a visita, o gerente do projeto NPo na EMGEPRON, Capitão de Mar e Guerra Archimedes Francisco Delgado, e o Diretor-Presidente da SPE Polar-1, Thagavelu Guhan, apresentaram um panorama sobre a atual fase de construção, feita por meio de blocos para futura montagem final.

Na fase de construção e montagem serão gerados 600 empregos diretos e 6 mil indiretos, contribuindo para o estímulo à indústria naval e a base tecnológica nacional.

O NPo Almirante Saldanha, que faz parte do Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico, terá cerca de 103 metros de comprimento, hangar para 2 aeronaves de pequeno porte, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores.

Suas capacidades aperfeiçoadas possibilitarão a redução do tempo necessário para o reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), devido à inclusão de guindastes modernos e de maior capacidade de carga e manobra no novo navio; maior segurança para desembarque de material e de pessoal, em função dos sofisticados sistemas de navegação e de controles; e a ampliação das áreas passíveis de serem visitadas pelos pesquisadores.

Sair da versão mobile