DRS Laurel construirá sistemas de radar de defesa antimísseis para a US Navy

Radar AN/SPQ-9B




Por John Keller

WASHINGTON – Os especialistas em defesa de mísseis da Marinha dos EUA estão pedindo ao segmento DRS Laurel Technologies da Leonardo DRS em Johnstown, Pensilvânia, para fornecer para defesa de mísseis anti-navio a bordo, Sistemas de radar (ASMD) AN / SPQ-9B, para ajudar a proteger os navios de guerra de superfície da Marinha dos EUA contra mísseis antinavios inimigos.

Oficiais do Comando de Sistemas Marítimos Naval em Washington anunciaram um pedido de US $ 30,1 milhões à DRS Laurel no final de março para construir até 59 sistemas de radar AN / SPQ-9B. A DRS em abril de 2018, substituiu a Northrop Grumman Corp. como contratada para o radar de bordo AN / SPQ-9B da Marinha em um acordo de US $ 64,3 milhões. Esse contrato, que combinava compras para a Marinha e o governo do Japão, incluía opções que poderiam levar seu valor acumulado a US $ 263 milhões.

O AN / SPQ-9B é um radar ágil de freqüência com pulso Doppler de banda X que escaneia para o horizonte e executa detecção simultânea e automática de alvos aéreos e de superfície e rastreamento de mísseis de cruzeiro, ameaças de superfície, e aeronaves de vôo lento, veículos aéreos não tripulados (UAVs) e helicópteros. O radar foi projetado para o ambiente litoral nos portos e ao longo da costa e possui alto fator de melhoria de ruído, suportando uma taxa muito baixa de falsos contatos no litoral e em ambientes com muito ruído.

AN/SPQ-9B no USS George Washington

Seu design aproveita ao máximo os equipamentos comerciais prontos para uso (COTS) e os itens de não desenvolvimento (NDI). O radar autônomo consiste em quatro armários abaixo do convés, refrigerados a ar, um gerador de motor e acima do convés uma antena projetada para baixa refletividade de seção transversal do radar apropriada para o projeto de navios furtivos. O AN / SPQ-9B é para porta-aviões, navios de assalto anfíbios, cruzadores, cutters da Guarda Costeira, destróieres da classe Arleigh Burke, cruzadores e destróieres aliados.

Acima do convés, o radar usa uma antena mecanicamente rotativa e estabilizada eletronicamente. A antena de 1.500 libras consiste em matrizes planares duplas montadas lado a lado, cada uma conectada a transmissores e receptores independentes. Abaixo do convés, o radar consiste em gabinetes do processador, receptor / excitador e transmissor; controle de radar e gerador de motor.

O gabinete do processador executa funções de processamento, rastreamento e interface de sinal. O receptor / excitador possui três receptores e gera frequências e relógios do sistema. O gabinete do transmissor recebe os pulsos de RF do receptor / excitador e os amplifica para a saída da antena. O controle do conjunto de radar fornece controle remoto e monitoramento da operação do radar no centro de informações de combate do navio. A saída de cada receptor é convertida em dados I-Q de banda digital para processamento Doppler no gabinete do processador.

USS Mesa Verde (LPD 19)

O sistema possui uma antena auxiliar para contramedidas eletrônicas. O radar AN / SPQ-9B possui interfaces digitais para os sistemas de combate Aegis, o sistema de arma MK 34 (GWS), MK 48 GWS, capacidade de envolvimento cooperativo com o sistema de autodefesa do navio.

A DRS Laurel fará o trabalho em Largo, na Flórida, e deve terminar em março de 2022.

FONTE: Military & Aerospace Electronics

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile