ECDIS – A importância de um treinamento adequado do Sistema de Exibição e Informações de Cartas Eletrônicas

O uso ineficaz do ECDIS levou ao encalhe do Cutter australiano




O treinamento ineficaz da tripulação sobre o uso do sistema eletrônico de exibição de cartas e informações (ECDIS) a bordo pode ter levado o Cutter Roebuck Bay da Força de Fronteira Australiana, segundo uma nova investigação.

Em setembro de 2017, o Australian Border Force Cutter – ABFC Roebuck Bay, encalhou Henry Reef na Grande Barreira de Corais, Queensland. O Cutter estava em uma passagem da Ilha Saibai no arquipélago de Torres Strait Islands com destino a Lizard Island, localizada a cerca de 71 NM a sudeste de Cape Melville.

O navio sofreu danos substanciais, mas não houve feridos ou poluição por óleo. Foi posteriormente rebocado do recife, estabilizado e rebocado para Cairns.

O Departamento de Segurança de Transportes da Austrália (ATSB) divulgou agora seu relatório final de sua investigação sobre o incidente.

ABFC Roebuck Bay após ser retirado do recife onde encalhou

A investigação do ATSB revelou problemas de segurança subjacentes com a eficácia do treinamento específico do tipo ECDIS, atualizações do software ECDIS e o uso de um recurso de ponto único para representar recursos físicos relativamente grandes em cartas de navegação eletrônicas.

Enquanto planejava a travessia da Ilha Saibai, o plano de passagem anteriormente usado pelo ABFC Roebuck Bay foi alterado, com sua rota traçada inadvertidamente sobre Henry Reef.

O EDCIS do navio identificou o recife como um perigo para a rota planejada, no entanto, a tripulação não identificou o perigo visualmente ou usando o ECDIS. O navio continuou na rota alterada e aterrou no recife.

“A ATSB descobriu que a capacidade da tripulação de verificar a rota alterada era limitada, pois seu treinamento não era eficaz para prepará-los para o uso operacional de seu ECDIS a bordo”, disse a ATSB.

Imagem meramente ilustrativa de uma carta eletrônica – ECDIS

A investigação do órgão do governo federal destaca que o uso seguro e eficaz do ECDIS como principal meio de navegação depende dos operadores estarem completamente familiarizados com a operação, a funcionalidade, as capacidades e as limitações do equipamento específico em uso a bordo de sua embarcação.

“O treinamento específico do tipo ECDIS precisa ser projetado, entregue e realizado para que os operadores tenham o conhecimento necessário para operar com confiança o ECDIS conforme pretendido pelo fabricante”, disse Greg Hood, Comissário-Chefe da ATSB.

A ATSB também descobriu que o ECDIS da embarcação não estava atualizado com os padrões mais recentes da International Hydrographic Organization (IHO) e não possuía os recursos de segurança aprimorados de uma nova biblioteca de apresentação de simbologia.

WECDIS – Warship Electronic Chart Display and Information System do PHM Atlântico da Marinha do Brasil

“Como resultado da investigação, o ATSB considera que o uso de características pontuais em cartas de navegação eletrônicas para representar áreas de tamanho relativamente significativo na superfície da terra pode aumentar o risco do perigo representado por tais características serem mal interpretadas e potencialmente reduzir a eficácia das funções de verificação de segurança do ECDIS ”, acrescentou Hood.

“Embora isso não tenha contribuído especificamente para o encalhe do Roebuck Bay, a investigação mostrou que a implementação do ECDIS introduziu alguns riscos não intencionais à navegação marítima.”

FONTE: NavalToday

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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