Entrevista com o AE Leal Ferreira – “2ª Esquadra”

“2ª Esquadra”

DAN – Em um Boletim do EB foi publicada a cessão de uma área contígua a Ilha do Medo, no Maranhão, para a implantação da Segunda Esquadra. O Sr confirma a localização?

AE Leal Ferreira – A mencionada transferência de terrenos ocorreu, entretanto, os estudos e deliberações para definir a futura sede da 2ª Esquadra prosseguem.

DAN – Como anda o planejamento para esta implantação?

AE Leal Ferreira – Conforme consta da Estratégia Nacional de Defesa, a Marinha do Brasil (MB) deverá fortalecer sua presença na região estratégica próxima à foz do Rio Amazonas, o que justifica a criação de uma 2ª Esquadra e 2ª FFE, baseada no Norte do País. Sobre os recursos, o cronograma de implantação e a obtenção de seus meios, esses aspectos estão sendo discutidos no contexto do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED).

DAN – Quanto tempo demandará esta implantação, pois é natural que a MB se preocupe, em primeiro lugar, em dotar a Esquadra atual com meios modernos?

AE Leal Ferreira – O tempo necessário para a implantação dependerá de uma decisão governamental que ratifique o PAED, ora em discussão, e garanta o aporte orçamentário necessário para o cumprimento de um cronograma físico-financeiro de construção das instalações e obtenção dos meios que comporão a 2ª Esquadra e 2ªFFE.

A partir dessa decisão governamental e dependendo da dotação orçamentária a ser definida, estimo um prazo de vinte anos para o início das operações desses novos Comandos de Força.

Sair da versão mobile