EsqdHU-3 realiza evacuação aeromédica de paciente ferido por arraia em comunidade ribeirinha

No dia 15 de novembro, durante a Operação de Assistência Hospitalar (ASSHOP), nos Polos Jari, Xingu, Marajó e Tocantins, uma aeronave UH-12 Esquilo do 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3) realizou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um paciente ribeirinho que sofreu uma ferroada de arraia na comunidade de Porto São José (PA).

O paciente chegou ao Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Oswaldo Cruz apresentando ferimento no tornozelo esquerdo, associado a forte dor, evoluindo com tremores, agitação, crises convulsivas e perda de consciência momentânea. A equipe de médicos e enfermeiros do navio prestou o primeiro atendimento, realizando a estabilização clínica do paciente e, posteriormente, optou pela EVAM para um hospital em Breves (PA).

A EVAM foi realizada com extrema segurança e rapidez, condições necessárias para o adequado suporte de vida do enfermo. Após o transporte, o paciente foi recebido pela equipe de médicos e enfermeiros do hospital, apresentando melhora do estado clínico e retorno parcial do nível de consciência, estando fora de risco de morte.

FONTE: MB

Sair da versão mobile