Estaleiro britânico vai regenerar um Caça Minas da Royal Navy para a Lituânia

Por Xavier Vavasseur

O estaleiro Harland & Wolff, recebeu um contrato de £ 55 milhões (aproximadamente R$ 355 milhões), para regenerar um antigo navio caça minas da Royal Navy.

Press Release – MoD do Reino Unido

Em nome do governo lituano, a Autoridade de Vendas de Equipamentos de Defesa (DESA) concedeu o contrato que verá o ex-HMS Quorn renovado e restaurado, reforçando a capacidade marítima da OTAN na Europa.

Apoiando ambições de reforçar a construção naval britânica, dispostas na atualização da estratégia nacional de construção naval, a regeneração apoiará 100 empregos no estaleiro sudoeste.

O trabalho verá um fluxo de contratados para o projeto em toda a cadeia de suprimentos local e nacional, com 14 principais pacotes de subcontratos em engenharia, equipamento e integração, juntamente com outros serviços de reforma.

“Estou satisfeito por esse contrato de vários milhões de libras, e poder ver um antigo navio da Royal Navy restaurado e regenerado em um estaleiro britânico, apoiando empregos no Reino Unido e fortalecendo a construção naval no sudoeste”, disse o Ministro da Compra de Defesa, Jeremy Quin.

A Lituânia é um parceiro importante da Força Expedicionária da OTAN, e esse navio caça minas reforçará a capacidade marítima da OTAN em toda a Europa, garantindo que a aliança permaneça pronta para responder à evolução das ameaças globais.

HMS Quorn – Foto Lindsay Wright

O ex-HMS Quorn completou 27 anos de serviço com a Marinha Real antes de ser vendido para a Lituânia em abril de 2020. O navio patrulhou os mares como parte da frota da classe Hunt, (MCMVs) até 2017.

Os navios desta classe são especializados em caça ativa em minas. Eles usam sonar de alta definição para vasculhar os fundo do mar em busca de minas, que são destruídas pelas equipes de mergulho do navio ou pelo sistema de descarte de minas.

Um aliado-chave da OTAN e um parceiro da Força Expedicionária Conjunta (JEF), a Lituânia adicionará a embarcação restaurada à sua frota existente, com a adição dessa capacidade aumentando a capacidade da OTAN em toda a Europa.

Para a Marinha da Lituânia, o trabalho inclui atualizações para a missão de navios e sistemas de sonar e uma capacidade adicional de pesquisa e resgate. O contrato também adicionará novos motores principais, geradores e equipamentos de propulsão, além de reformar a acomodação, casco, sistemas auxiliares, sistemas elétricos e pintura.

“Este contrato reforça nossa excelente relação de trabalho que temos com a Lituânia como nosso aliado da OTAN e também com a Harland & Wolff do Reino Unido. Estamos realmente satisfeitos em ver o ex-HMS Quorn reformado no estaleiro Appledore e esperamos continuar nosso trabalho com eles apoiando a cadeia de suprimentos britânicos”, disse o CDRE Richard Whalley, chefe da DESA.

Sobre o navio de contramedidas de minas da classe Hunt

O MCMV da classe Hunt é um navio de 725 toneladas especializado em caça ativa de minas construída por Vosper Thornycroft e Yarrow Shipbuilders Limited para a Royal Navy a partir de 1979. Dos 13 navios construídos, 10 permanecem em serviço hoje. A Marinha Grega e Lituana tem dois navios em sua frota.

Os navios foram originalmente equipados com dois veículos de descarte de minas remotamente controlados do Grupo ECA PAP 104 MK3 para a identificação e descarte de minas e veículo Seafox C. No serviço da Marinha da Lituânia, no entanto, esses navios agora provavelmente estão equipados com o grupo K-Ster mais moderno do Grupo ECA. A classe Hunt é equipada com um sistema de rastreamento acústico Subsea Easytrack, integrado como parte do sistema de descarte de mina Seafox.

O radar de navegação é o radar naval Kelvin Hughes Tipo 1007 que opera na banda I e está equipado com o sonar de casco Thales 2193.

A embarcação é tripulada com 47 marinheiros. A suíte de armas consiste em um único canhão DS30M, 2 de 30 mm, 2 miniguns e 3 metralhadoras de uso geral.

Graças aos seus sistemas de armas e sensores, a classe Hunt pode combinar missões de guerra de minas e patrulha marítima.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

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