Exercício Passex entre a Marinha do Brasil e a Marinha chinesa – PLA Navy

Passex-APA-5
A bordo do NPaOc Apa suspendendo da BNRJ

Por Luiz Padilha

No último sábado, 26 de outubro, a Marinha do Brasil realizou um exercício com os navios da Marinha chinesa – PLA Navy, que estavam em visita à cidade do Rio de Janeiro.

Navio de Patrulha Oceânico Apa P 121

Por volta das 8:30h, o navio de patrulha oceânico Apa P 121, suspendeu rumo ao ponto de encontro com os outros navios participantes do exercício. Na saída, foi possível observar a chegada ao Rio de Janeiro da fragata Rademaker F 49, que retornava dos Estados Unidos, onde operou junto à US Navy.

Fragata Rademaker F 49

Após o NPaOc Apa, foi a vez da fragata Constituição F 42 suspender, levando a bordo o contra-almirante Biasoli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, para o exercício Passex com a Marinha chinesa.

FFG-573-Liuzhou

O primeiro navio chinês a suspender, foi o navio Multipropósito Poyanghu 882, que seguiu direto rumo à Argentina. Em seguida, a fragata Liuzhou FFG-573 e na sequência o destroyer Lanzhou DDG-170.

O destroyer Lanzhou lidera a formação. Na sequência, a Constituição e o Liuzhou

Após o “rendevouz” dos navios no ponto determinado, ocorreram Manobras Táticas entre as duas Marinhas, o que gerou enorme expectativa, pois não há o costume de operarem juntas. Várias formações foram executadas e o que se viu, foi uma excelente coordenação entre as Marinhas.

FFG-573-Liuzhou com o hangar aberto entrando e formação

Os navios se posicionaram em FORM ÍNDIA e neste momento, o helicóptero chinês Harbim Z-9, decolou para a realização de várias passagens junto aos navios, demonstrando sua versatilidade e realizando o “cross-deck” na fragata Constituição. Na sequência, o helicóptero UH-13 do esquadrão HU-1, realizou o cross-deck a bordo do destroyer Lanzhou DDG-170.

Harbin-Z-9

Harbin-Z-9

Harbin-Z-9

Helicóptero UH-13 do esquadrão HU-1

Após o pouso das aeronaves, os navios se separaram, para o início da faina Light-line, onde os navios precisam navegar lado a lado, na mesma velocidade e rumo, mantendo uma distância de até 12 metros entre eles, para que um cabo seja passado e na sequência cargas leves possam ser transferidas entre os navios.

FFG-573-Liuzhou

Apesar de parecer uma faina simples, o Light-line se não for bem executado, pode acabar em acidente, como o abalroamento entre os navios, onde vidas correm risco, além do prejuízo que este tipo de acidente pode acarretar.

Início do Light Line

Lançamento da retinida

Faina em andamento

CC Considera observa a faina

Comte chinês observando o APA

Faina em andamento

Imediato no APA – CC Godoy

Lembrança do GT chinês

Comte do APA – CC Considera

DDG 170 Lanzhou

Apesar do mar estar em condições força 6, o exercício de ataque aéreo que seria executado pelo Esquadrão VF-1 e pelo Esquadrão HS-1, acabaram não ocorrendo.

Assim, os navios se despediram com os chineses seguindo rumo à Argentina e os brasileiros retornando para a Base Naval do Rio de Janeiro.

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