F126: Fechado o contrato para fornecimento do Sistema de lançamento vertical MK 41

O contrato de Venda Comercial Direta do MK41 Vertical Launching System (VLS) , foi assinado em 31 de janeiro de 2021. Jorge Ciappi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do MK 41 VLS está satisfeito com a confiança demonstrada na Lockheed Martin pela Damen, como parte contratante, e o BAAINBw tendo pré-selecionado a Lockheed Martin.

O escopo de fornecimento e serviços da Lockheed Martin inclui a produção e entrega de dois módulos do MK 41 Evolved Sea Sparrow Missile Block 2 de 8 células para cada um dos quatro navios.

A Damen está familiarizada com o sistema MK 41 que opera no projeto Netherlands Air Defence and Command Frigate (ADCF) e vários outros projetos no domínio de exportação. Além disso, o sistema tem uma história de mais de 25 anos com a Marinha Alemã, incluindo projetos como as fragatas F123 e F124.

Hein van Ameijden, diretor da Damen Naval, disse que “Este contrato é o próximo passo para o revolucionário projeto F126. Além disso, é um excelente exemplo para obter benefícios financeiros, técnicos e operacionais por meio da cooperação binacional na Europa. O uso do sistema MK 41 da Lokheed Martin a bordo das novas fragatas alemãs traz uma longa e bem-sucedida história da Marinha Alemã operando este sistema”.

Inicialmente projetado com a capacidade de disparar mísseis antiaéreo, antissuperfície e de guerra antissubmarino simultaneamente, o MK 41 imediatamente solidificou seu lugar como o principal sistema de lançamento do mundo. Seu design “Any Weapon/Any Cell” permite que uma célula MK41 dispare qualquer míssil integrado, proporcionando máxima flexibilidade. Com mais de 14.000 células VLS implantadas em mais de 150 embarcações, 4.500 disparos operacionais e de teste, tem uma disponibilidade operacional superior a 99%. Com este sistema, em combinação com outros sistemas e sensores a bordo, a F126 tem a capacidade de operar nos ambientes marítimos mais complexos e, portanto, contribuir internacionalmente para garantir segurança e estabilidade.

A Damen Naval está construindo as quatro fragatas da classe F126 junto com seus parceiros Blohm+Voss e Thales.

Espera-se que o primeiro navio seja entregue à Marinha Alemã em 2028, sendo que todo o trabalho de construção será realizado na Alemanha, nos estaleiros de Kiel, Hamburgo e Wolgast.

Sair da versão mobile