FANAL 19: Exercício de interoperalidade no Mediterrâneo

FANAL19JJJPor Luiz Padilha

Mediterrâneo 2019 – Navios dos EUA, Itália, Espanha seguiram para a base naval francesa em Toulon para se juntar ao porta-aviões francês Charles de Gaulle (R 91), e seu grupo de ataque formar a Task Force 473 no exercício FANAL 19.



O porta aviões Charles de Gaulle após concluir uma reforma de 18 meses e retornar à frota em novembro de 2018, fez seu primeiro deployment.

Porta aviões Charles de Gaulle com 30 caças Rafales, 2 Hawkeyes e 1 Daulphin no convoo

O exercício FANAL19 teve a participação da US Navy com o destróier USS Donald Cook (DDG 75), pela fragata espanhola Cristóbal Colón (F 105) e pela fragata FREMM italiana Carabineri (F 593). A fragata Cristóbal Colón (F 105) participou do exercício no Mediterrâneo depois de passar três meses e meio como parte do Grupo Marítimo Permanente 2 da OTAN.

Após o exercício o Charles de Gaulle deverá seguir para uma região no Indo-Pacífico, onde deverá se juntar à Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) afim de realizar exercícios no Oceano Índico. O anuncio foi feito durante a visita de autoridades japonesas à França no mês passado, durante o qual os dois lados concordaram em um novo quadro bilateral sobre cooperação em segurança marítima.

Reabastecimento no mar entre o BCR Marne e a fragata Carabineri da Marinha italiana

O treinamento foi realizado em larga escala, visando alcançar um alto nível de prontidão operacional e interoperabilidade dentro de uma força naval aliada. O porta-aviões Charles de Gaulle esteve escoltado pelas fragatas, além de serem monitorados por um submarino de ataque nuclear francês.

Sob o comando do contra-almirante Olivier Lebas,  a TF 473 desenvolveu um cenário para este Grupo de Batalha em um ambiente sujeito a múltiplas ameaças para conduzir operações ar-mar em muitas áreas de combate (projeção de poder ar-terra e lutar contra submarinos, navios e aeronaves).

Este exercício marcou a volta do porta aviões Charles de Gaulle e permitiu que as tripulações estejam prontas para realizar em conjunto suas missões de domínio aéreo e marítimo.

Unidades que compuseram o TF473:

Abaixo, algumas fotos do exercício FANAL 19.

 

Sair da versão mobile