Fincantieri lança segunda corveta da classe ‘Doha’ para a Marinha do Qatar

De acordo com um tweet publicado pela DIMDEX em 14 de fevereiro de 2021, a segunda das quatro corvetas da classe Doha para a Marinha do Qatar construída pelo estaleiro italiano Fincantieri, a Damsah (F 102), foi lançada ao mar em 13 de fevereiro de 2021, durante uma cerimônia no estaleiro Fincantieri-Muggiano, na Itália.

A cerimônia oficial contou com a presença do Major General Mubarak Mohammed AK Al-Khayarin, Vice-Chefe do Estado-Maior para Assuntos de Administração e Logística das Forças Armadas do Qatar, Contra-Almirante Giorgio Lazio, Comandante Marítimo da Marinha Italiana da Área Norte, e Giuseppe Giordo, gerente geral da a divisão de navios de guerra do Estaleiro Fincantieri.

Em agosto de 2017, o Qatar confirmou um pedido de sete navios do estaleiro italiano Fincantieri após a assinatura de um contrato preliminar em junho de 2016. O pedido incluiu quatro corvetas de defesa aérea com mais de 100 metros de comprimento, um navio anfíbio LPD (Landing Platform Dock) atuando como uma estação de radar móvel para as corvetas, e dois navios patrulha OPV (Offshore Patrol Vessel).

A nova corveta multifuncional para o Qatar foi revelada durante a DIMDEX, uma exposição de defesa naval que foi realizada no Qatar em março de 2018. a primeira corveta da classe Doha, a Al Zubarah, foi lançada em fevereiro de 2020.

A corveta da classe Doha tem 107 metros de comprimento e um deslocamento de 3.250 toneladas. O navio é movido por uma turbina e motores diesel (CODAD), e pode atingir uma velocidade máxima de 28 nós (52 km / h) com um alcance máximo de cruzeiro de 3.500 milhas náuticas (6.500 km). Ela acomoda 112 pessoas a bordo, dos quais 98 são da tripulação.

A corveta da classe Doha está armada com um canhão OTO Melara de 76 mm, 16 mísseis terra-ar Aster 30 Block 1NT, oito mísseis antinavio Exocet MM40 Bloco 3, duas estações com canhão de 30 mm Leonardo Marlin-WS controladas remotamente e um sistema de defesa antiaérea RIM-116 Rolling Airframe.

A classe Doha também é capaz de operar barcos de alta velocidade RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat) por meio de guindastes laterais ou uma rampa de içamento localizada na popa. O convoo e o hangar são dimensionados para acomodar um helicóptero naval NH90.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navy Recognition

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