Força de Submarinos completa 101 anos

100-anos-submarinos

Hoje, 17 de julho, o Comando da Força de Submarinos completa 101 anos. Com sede na Ilha de Mocanguê Grande, a Força coordena o trabalho de suas organizações militares subordinadas – a Base Almirante Castro e Silva (BACS), o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), os submarinos das Classes “Tupi” e “Tikuna” e o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”.

Ao longo de sua existência, estabeleceu-se como uma Força eficaz na operação e na manutenção de variadas classes de submersíveis e submarinos, além de realizar, com excelência, o controle das atividades de escafandria, mergulho saturado, mergulho de combate, socorro e salvamento de submarinos sinistrados e medicina hiperbárica.

É responsável, ainda, pela formação, aperfeiçoamento e especialização do seu pessoal, que resultam em um acúmulo de conhecimento e experiência que desenvolvem uma capacidade própria de emprego da arma.

Seu futuro avança com as obras de construção do novo Estaleiro e da Base Naval de Submarinos, em Itaguaí (RJ), ligados ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), onde serão construídos quatro novos submarinos convencionais e o primeiro submarino com propulsão nuclear brasileiro. Um marco histórico, que colocará o Brasil no seleto rol das nações que possuem o domínio de tal tecnologia.

FONTE: MB

Sair da versão mobile