Força-Tarefa Multinacional chega para RIMPAC 2014

RIMPAC 2014

PEARL HARBOR, Havaí – Uma Força-Tarefa (FT) multinacional composta por nove navios de quatro nações, chegou em Pearl Harbor no 24 de junho, de Guam, para participar do exercício bi-anual Rim of the Pacific (RIMPAC).

Liderados pelo capitão Patrick Kelly, comandante do USS Chosin (CG 65), a FT incluiu navios de Brunei, República Popular da China, Cingapura e Estados Unidos. “Durante o nosso trânsito da Área Operacional de Guam à Pearl Harbor, refinamos nossa interoperabilidade e fortalecemos as nossas parcerias com uma série de exercícios que envolveram o intercâmbio de pessoal, tiro, manobras e exercícios de comunicação”, acrescentou Kelly. “Estamos honrados por termos sido escolhidos para esta oportunidade e nós estamos aprendemos muito com esta experiência, e ansiosos para continuar a nossa colaboração e treinamento durante RIMPAC”.

RIMPAC 2014, que será conduzida pelo comandante da 3ª Frota da US Navy, marca a primeira vez em que as forças marítimas de Brunei e China vão participar no maior exercício marítimo internacional do mundo.

Participaram do trânsito entre Guan e Pearl Harbor: o USS Chosin (CG 65) e USS Howard (DDG 83) da Marinha norte-americana; o KDB Darulaman (OPV 08) e KDB Darussalam (OPV 06) da Marinha Real de Brunei; o Haikou (DD 171), Yueyang (FF 575), Qiandaohu (AO 886) e o Paz Ark (T-AH 866) da marinha chinesa; e o RSS Intrepid (F 69) da Marinhacda República de Cingapura.

“Durante o trânsito da FT multinacional, tivemos uma excelente oportunidade para estabelecer relações pessoais e de trabalho, com as marinhas de Brunei, China e Cingapura, em preparação para RIMPAC”, disse Kelly. “Embora o planejamento tenha começado meses atrás, as realidades de quatro diferentes marinhas juntas no mar, são sempre um desafio”.

Com exceção do Howard, todos os navios vão participar da RIMPAC, cujo planejamento para 2014 está em curso há mais de um ano e será focado no suporte as capacidades de força marítima. O evento está programado para acontecer na Área Operacional do Havaí, Joint Base Pearl Harbor-Hickam, na Pacific Missile Range, na Marine Corps Base no Havaí, nas bases da USAF e nas áreas de treinamento de Pohakulao e Schofield Barracks. Alguns eventos também estão programadas para ocorrer ao largo da costa sul da Califórnia.

FONTE: USN

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile