Forças navais francesas – Carrier Strike Group 2.0

Caças rafale M no convoo do Porta Aviões Charles de Gaulle




Por Emmanuel Huberdeau

A modernização do porta-aviões da Marinha Francesa e sua ala aérea embarcada está ajudando a França a manter seu status como uma grande potência naval.

O porta-aviões e sua ala aérea foram modernizados a tal ponto que a Marinha Francesa denominou sua força-tarefa de ‘Carrier Strike Group 2.0’.

O grupo de ataque de porta-aviões da Marinha Francesa (CSG) evoluiu significativamente desde que o Porta-Aviões Charles de Gaulle (R 91) passou por uma reforma de meio ciclo de vida. Além de modernizar o navio, a Marinha está desenvolvendo sua ala aérea com a integração do helicóptero médio NH90 da NHIndustries, a chegada do caça Dassault Rafale M F3R e a atualização da aeronave de patrulha marítima Dassault Atlantique 2 (ATL2) ( MPA). Enquanto isso, a Fregate Européenne Multi-Mission (FREMM), equipada com o Missile de Croisière Naval (MdCN), trouxe novas capacidades ao CSG.

Fragata FREMM da Marinha francesa – Foto Vincent Groizeleau

Em 22 de janeiro, o CSG (Task Force 473) partiu para a missão ‘Foch’: a segunda missão desde que Charles de Gaulle foi restituido à Marinha Francesa em novembro de 2018, após a reforma. O CSG estava programado para operar no Mediterrâneo Ocidental por um mês antes de ser reposicionado para o Atlântico e o Mar do Norte. A força-tarefa é tão diferente em termos de capacidades em comparação com o antecessor a reforma de 2017 que a Marinha Francesa o apelidou de ‘Carrier Strike Group 2.0’.

Modernização do Porta-Aviões.

O próprio porta-aviões movido a energia nuclear está no centro dessa evolução. De fevereiro de 2017 a novembro de 2018, o Charles de Gaulle foi amplamente reformado. O centro de informações de combate foi remodelado, o sistema de gerenciamento de combate (CMS) SENIT 8 foi significativamente atualizado e uma nova rede de fibra óptica habilitada para IP foi instalada para transferência de dados, que substituiu a fiação de cobre original do navio.

Caça Rafale M pousando no PA Charles de Gaulle

A suíte de sensores também foi atualizada com a integração de um radar 3D de busca aérea e de superfície Thales Smart-S Mk 2, substituindo o radar DRBJ 11B; dois radares de busca de superficie Terma Scanter 6002, substituindo o radar DRBN 34; Alças multifuncionais eletro-ópticas Safran EOMS NG; e o Thales Artemis, sistema de busca e rastreamento infravermelho. No convés, o sistema de espelho de pouso foi substituído por um espelho de pouso de lente de Fresnel aprimorado (IFLOLS), proveniente dos Estados Unidos.

 

Porta Aviões Charles de Gaulle

O trabalho de atualização continuou durante o período de manutenção de meados de 2019, disse ao Janes o capitão Vincent Pinget, comandante de Charles de Gaulle. Três canhões Nexter Narwhal de 20 mm foram instalados para melhorar a autodefesa do navio, enquanto o centro de inteligência do navio foi equipado com novos equipamentos, permitindo que os especialistas em inteligência de bordo processem mais dados.

O Charles de Gaulle foi projetado para ser totalmente autônomo em termos de manutenção da aviação. Cerca de um milhão de peças de reposição são transportadas durante cada comissão e 20 oficinas de manutenção permitem que os 550 técnicos dedicados ao apoio as aeronaves executem uma ampla gama de trabalhos de reparo.

Durante a última comissão, que durou de março a julho de 2019, cerca de 30 motores Safran M88 usados ​​em aeronaves Rafale foram totalmente “refitados”. À medida que o Rafale e seus equipamentos evoluem e novas plataformas como o NH90 são integradas, as oficinas serão adaptadas.

Capacidades da ala aérea

A ala aérea de Charles de Gaulle geralmente é composta por dois esquadrões de caça, incluindo 24 caças Rafale M (18 dos quais participam da comissão ‘Foch’), duas aeronaves E-2C Hawkeye de alarme aéreo antecipado e controle (AEW & C), e dois helicópteros multiuso Aerospatiale AS365 Dauphin N2.

Um helicóptero NH90 Caiman de emprego naval também foi integrado a ala aérea da Porta-Aviões, com seu embarque representando uma mudança significativa, explicou o chefe do Departamento de Aviação a Janes. O helicóptero é usado para missões de vigilância marítima e desempenha um papel importante no estabelecimento de compilação tática das plataformas navais e marítimas nas proximidades da força-tarefa.

Voando baixo e usando seu radar de 360 ​​° e sensor eletro-óptico, o NH90 pode detectar e identificar plataformas de superfície de forma discreta. Essa compilação tática pode ser enviada ao Hawkeye antes de ser despachada para os Rafales e o restante da força-tarefa. O NH90 também pode ser útil para missões logísticas e pode transportar um motor M88 (empregado nos caças Rafale) em sua área de carga.

Até 2017, o Charles de Gaulle sempre carregava um helicóptero Dauphin e um Alouette III para missões de busca e salvamento (SAR) durante o lançamento e a recuperação de aeronaves. Tendo avaliado que o Rafale de bimotor é mais confiável do que o caça Super Etendard monomotor usados anteriormente, a Marinha Francesa decidiu que não há necessidade de manter um helicóptero posicionado constantemente ao lado do porta-aviões durante as operações aéreas. O Dauphin está agora em alerta no convés, pronto para decolar em alguns minutos, com horas de vôo dedicadas a missões de esclarecimento ou vôos em proveito da Força.

Em 2016, o “Super Etendard Modernisé” (SEM) foi empregado pela última vez a bordo do Charles de Gaulle. Todos os três esquadrões de combate da Marinha Francesa mudaram para o Rafale M, criando uma ala aérea ‘all-Rafale’ que oferece capacidade mais ofensiva. O SEM era principalmente uma aeronave anti-navio e de ataque ao solo, enquanto o Rafale M é uma plataforma verdadeiramente multi-missão capaz de transportar um maior volume de armamento.

Caça Super Etendard Modernisé (SEM) a bordo do PA Charles de Gaulle

Até 2021, as capacidades da ala aérea embarcada continuarão a aumentar à medida que prossegue a entrega do Rafales F3R. O Esquadrão 11F da França já recebeu seu primeiro lote de caças atualizados, enquanto o Esquadrão 17F será a próxima unidade a fazer a transição, seguido pelo Esquadrão 12F no final deste ano.

Existe uma periodo de quatro a seis semanas para converter um Rafale M do atual F3 para a configuração F3-R, e os novos procedimentos e doutrinas da ala aérea serão estabelecidos à medida que aeronaves adaptadas e novos equipamentos forem entregues. Uma ala aérea totalmente compatível com F3-R é esperada até 2021.

O novo sistema inclui a integração do míssil ar-ar além do alcance visual do Meteor (BVRAAM), o pod de mira Talios, a bomba guiada GBU-16, as bombas Mod 3 da Armement Air-Sol Modulaire (AASM) e os novos pod de reabastecimento NARANG “buddy” com incremento do fluxo de combustível.

O Míssil Meteor BVRAAM mudará a maneira como o CSG opera as patrulhas aéreas de combate do Rafale. O Rafale, usando seu radar AESA ou com base na detecção realizada pelo Hawkeye, poderá interceptar plataformas hostis se aproximando a uma distância maior. A Marinha Francesa também pretende ter seus pilotos de Rafale qualificados para operações noturnas.

Nem todos os meios aéreos do TF 473 (Task Force) podem pousar no porta-aviões, com a aeronave MPA ATL2 incapaz de fazê-lo, apesar de ter sido estabelecido como um componente importante do CSG. Sempre que uma base terrestre estiver disponível na área operacional do grupo de ataque, o ATL2 é usado para tarefas de guerra antissubmarina (ASW), vigilância marítima e coleta de informações.

ATL2

A frota ATL2 da marinha francesa está atualmente passando por um grande programa de atualização. A Norma 6 introduz o novo sistema de combate de operações e de informação – nova geração (LOTI-NG); um novo sistema de processamento acústico; o radar Thales Searchmaster e a alça eletro-óptica Wescam MX-20. Esses novos sistemas melhorarão significativamente o desempenho operacional do ATL2.

O próximo passo importante na evolução da ala aérea embarcada será a entrega de três aeronaves E-2D Advanced Hawkeye AEW & C, que serão encomendadas este ano e deverão ser entregues até 2027. Os E-2Ds substituirão os três E-2Cs atualmente operados pela Marinha Francesa. Até 2027, os esquadrões de caça também terão migrado para o padrão F4 do Rafale, que inclui maior conectividade e o míssil ar-ar MICA de nova geração.

Mísseis de cruzeiro e integração

Em 2016, a Aquitaine e a Provence foram os primeiros FREMMs a serem integrados ao TF 473. Atualmente, os FREMMs fazem parte do CSG da Marinha Francesa, trazendo maior capacidade de ASW com seus sensores a bordo e helicópteros NH90 embarcados.

Fragata FREMM Aquitaine

Quando os navios ingressaram no CSG, o MdCN não havia sido entregue à Marinha Francesa. As primeiras armas foram entregues em 2017 e o míssil foi lançado em operações em abril de 2018 contra prováveis fábricas de armas químicas do regime sírio.

Enquanto isso, a capacidade de mísseis de cruzeiro da FREMM está agora disponível para o CSG do Charles de Gaulle. O almirante Marc Aussedat, atual comandante do TF 473, disse a Janes que a nova capacidade permite que a Marinha Francesa combine os efeitos do MdCN e do míssil de cruzeiro lançado pela Storm Shadow / SCALP transportado pelo Rafale M. O Rafale M pode transportar um Míssil SCALP, ao contrário do C e Bvariants, que podem transportar dois.

Caça Rafale com misseis SCALP

Uma fragata de defesa aérea da classe Forbin também costuma ser integrada ao CSG. A Marinha Francesa também está focada em trazer regularmente navios aliados para o TF 473. Durante a implantação de ‘Clémenceau’ em 2019, a fragata dinamarquesa HDMS Niels Juel fez parte do CSG por mais de um mês. O destróier Type 45 da Marinha Real (RN) HMS Duncan também se juntou ao TF 473 durante essa missão, realizando tarefas de defesa antiaérea e escolta.

O último grande exercício de adestramento que Charles de Gaulle participou no final de 2019 também refletiu essa diretriz, com a participação de um destróier dos EUA e uma fragata da Itália e da Espanha. A integração de embarcações aliadas oferece mais opções ao comandante do CSG e aumenta a defesa do porta-aviões.

Também permite que as fragatas francesas façam escala no porto, enquanto o Charles de Gaulle, movido a energia nuclear, permanece no mar.

A cooperação entre as nações continuará este ano. Em 16 de janeiro, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que o Grupo Tarefa Charles de Gaulle será enviado de janeiro a abril para a Operação ‘Chammal’: a contribuição da França para a coalizão internacional contra o Estado Islâmico. O TF 473 será depois desdobrado no Atlântico Norte.

Em 22 de janeiro, o porta-aviões deixou Toulon com a fragata Chevalier Paul da classe Forbin, o navio-tanque Var (A 608) da classe Durance, a fragata Spetsai da marinha Grega da classe Hydra e um submarino de ataque nuclear da Marinha Francesa (SSN). As fragatas da classe Aquitaine, Bretagne e Normandie, o destróier modificado da classe Georges Leygues, La Motte-Picquet, e os navios-tanques e de apoio logístico da classe Durance, Somme e Marne também participarão da comissão ‘Foch’ em uma data posterior.

Navio tanque VAR (A 608)

Em um futuro próximo, a Marinha Francesa operará outra plataforma compatível com MdCN com o comissionamento do primeiro SSN da classe Suffren (Barracuda), que foi lançado em 2019 e será entregue à marinha este ano. Suffren é o primeiro de uma classe de seis submarinos planejados que melhorarão ainda mais as capacidades do TF 473. Um SSN geralmente é integrado ao CSG para missões ASW e de inteligência.

Submarino nuclear Suffren da classe Barracuda

Os meios mais antigos que atualmente operam com o CSG francês são os três navios-tanque e apoio logístico da classe Durance encomendados entre 1983 e 1990, que desempenham um papel fundamental no apoio logístico do CSG. Embora o Charles de Gaulle seja movido a energia nuclear, ele ainda precisa de combustível de aviação para sua ala aérea, enquanto os navios de escolta precisam de combustível para sua propulsão. Os navios-tanque e de apoio logístico também fornecem alimentos para as tripulações, munições e sobressalentes, além de transportar pessoal.

Em fevereiro de 2019, a Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR) – agindo em nome da agência francesa de compras de defesa da Direction Générale de l’Armement (DGA) – assinou um contrato de 1,7 bilhão de euros (US $ 1,9 bilhão) com os “Chantiers de l Atlantique e Naval Group” para fornecerem quatro navios de apoio logístico para a Marinha Francesa. Os novos Navios de Apoio de casco duplo cumprirão a mais recente legislação internacional e serão baseadas no projeto de classe Vulcano da Marinha Italiana, com modificações para atender aos requisitos, da Marinha Francesa, de apoio a Grupo Tarefa baseado em Porta Aviões. Os futuros navios terão um deslocamento de 31.000 toneladas a plena carga, o que é significativamente mais do que o deslocamento de 18.797 toneladas em carga total da atual classe Durance, e será capaz de transportar 13.000 m³ de combustível e 1.500 toneladas de carga. Estes serão entregues entre 2022 e 2029.

Navio Tanque classe Vulcano

Conclusão

O CSG Charles de Gaulle desempenha um papel fundamental para a Marinha Francesa, contribuindo para seu status como uma grande potência naval e oferecendo capacidades únicas. Embora a França não tenha tantos navios quanto a China, a Rússia ou os EUA, considera sua força naval capaz de atingir objetivos em todo o mundo, em parte por causa de seu porta-aviões.

Além de seu papel operacional, o CSG é usado como uma ferramenta diplomática, permitindo uma estreita colaboração com marinhas aliadas. O Porta-Aviões permitiu que a Marinha Francesa mantivesse um relacionamento próximo com a Marinha dos EUA, pois as duas forças são os únicos serviços que operam porta-aviões movidos a energia nuclear equipados com catapultas e aparelho de parada.

Ilustração do futuro porta aviões francês

Além da modernização de seu atual CSG, a França começou a estudar o possível desenvolvimento de um porta-aviões de nova geração em 2018. Em alguns meses, o Presidente Macron deve anunciar alguns dos principais recursos de um futuro porta-aviões, ou um par desses navios. Dois porta-aviões permitiriam à França manter permanentemente uma capacidade de ataque, já que a Marinha francesa enfrenta uma lacuna de capacidade quando o Charles de Gaulle está em manutenção. Macron também pode anunciar o tipo de propulsão para quaisquer novos Porta-Aviões. A França pode manter a propulsão nuclear ou optar pela propulsão convencional.

 

O futuro porta-aviões e seu grupo de ataque também devem operar o Sistema de Armas de Próxima Geração da França (NGWS), incluindo um novo caça e veículos aéreos não tripulados desenvolvidos dentro do programa do Sistema de Combate Aéreo da França, Alemanha e Espanha (FCAS).

Fonte: Janes

Tradução e adaptação: Marcio Geneve

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