Fragata FREMM DA ‘Alsace’: um novo navio de guerra em Lorient.

Nesta quinta-feira, 25 de junho de 2020, a bandeira francesa subiu pela primeira vez a bordo da fragata FREMM DA (Fragata Multimissão de Defesa Aérea) Alsace, a primeira unidade da Marinha Francesa a levar esse nome.

Foi em Lorient que o vice-almirante Jean-Philippe Rolland, comandante da Força de Ação Naval, presidiu o içamento do pavilhão e teve o capitão Guillaume Garnoix anunciado como comandante. Esta cerimônia é um passo importante para a Marinha, mas também para os marinheiros da Alsace.

Comandante da FREMM DA Alsace (D 656), com o Vice-Almirante da Esquadra Jean-Philippe Rolland, comandante da Força de Ação Naval (ALFAN) – Naval Group de Lorient, 25 junho de 2020.

O almirante, quando se dirigiu à tripulação, enfatizou seu significado: “hoje voces estão iniciando as primeiras páginas de uma longa história humana e operacional. Através do monitoramento e da realização dos testes, do seu compromisso em dominar rapidamente as capacidades da unidade e de um aumento bem-sucedido de poder, seus esforços serão decisivos para futuros sucessos militares”.

Atualmente, a FREMM é o principal programa de renovação da frota de combate da Marine Nationale. A fragata de defesa aérea multi-missão (FREMM DA) Alsace, que é o sétimo exemplar, será entregue em 2021. A Lorraine será entregue em 2022.

A Alsace tem capacidades reforçadas de defesa aérea e será baseada em Toulon. Esta versão se baseia em particular, em uma melhoria no desempenho de detecção do radar aéreo, controle de tiro optrônico, operação com mísseis ASTER 30 de longo alcance, etc. Esses benefícios no combate acima da superfície são adicionados às excelentes capacidades de combate submarino, específicas para as FREMM, tornando-as uma referência mundial no assunto.

As principais missões atribuídas ao FREMM DA serão:
* Operações antissubmarinas;
* Acompanhamento do porta-aviões ou outra unidade de alto valor;
* Condução de operações especiais.

Fontes: Marine Nationale & Ministério das Forças Armadas

TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile