Fragata HMNZS Te Mana lança com sucesso 2 mísseis CAMM

Esta semana, a fragata HMNZS Te Mana conduziu dois disparos de mísseis CAMM através do sistema Sea Ceptor da MBDA na Área de Exercício da Austrália Oriental, que completa a parte final do processo de testes e avaliação da fragata.

Este foi o primeiro teste de disparo do sistema Sea Ceptor desde que as fragatas da classe Anzac receberam o sistema de mísseis durante a atualização de combate, vigilância e contra-medidas no Canadá.

As “ameaças” eram plataformas aéreas autônomas, drones de dois metros de comprimento, simulando mísseis em aproximação. Um deles foi direcionado para a fragata e, dois dias depois, outro foi direcionado para longe da Te Mana para replicar um ataque a outra embarcação que operava com o navio.

O Sistema de Gerenciamento de Combate do navio identificou e classificou ambas as ameaças e mísseis CAMM  através do sistema Sea Ceptor da MBDA foram lançados, interceptando e destruindo os alvos.

Este teste demonstrou que as fragatas têm uma capacidade aumentada tanto para se defenderem como para defenderem outro navio.

Todos os outros aspectos da vigilância, contra-medidas, capacidade de autodefesa e Sistema de Gestão de Combate das duas fragatas Anzac já foram comprovados. Isto agora significa que as fragatas passam de uma posição exclusivamente de “defesa” para uma capacidade de “defesa dos outros”, que permite a defesa antimísseis de qualquer outra plataforma com a qual as fragatas estejam operando.

Segundo o fabricante, o míssil  CAMM de 3,2 metros tem autonomia superior a 25 quilômetros.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile