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Home Naval

Fragata ‘Tamandaré’: Tudo pronto para o lançamento ao mar no dia 09/08

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
03/08/2024 - 17:41
em Naval
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Por Guilherme Wiltgen

Contagem regressiva no ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) para a cerimônia de Batismo e Lançamento ao Mar da Fragata Tamandaré (F 200), que vai ocorrer na próxima sexta-feira (09 de agosto) em Itajaí.

A Tamandaré é a primeira de uma série de quatro navios baseadas no modelo alemão Meko 100 ordenadas pela Marinha do Brasil ao SPE Águas Azuis, formado pela Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer e Atech.

 

 

O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) tem como propósito modernizar a Esquadra brasileira, reforçando sua capacidade de garantir a soberania do País, além de incentivar o crescimento das indústrias de defesa e naval, assim como a cadeia produtiva necessária à construção dos navios em solo brasileiro.

 

Características da Classe Tamandaré:

Deslocamento: 3.380 t,
Comprimento: 107 m,
Largura máxima: 16 m,
Autonomia: 5.000 MN (9.260 km) à velocidade de cruzeiro,
Velocidade máxima: 25,5 nós (47,2 km/h)
Tripulação total: cerca de 130 militares.

 

Tags: Atech Negócios em Tecnologia S/AEmbraerEmbraer Defesa & SegurançaEmpresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON)Fragata Tamandaré (F200)ItajaíMarinha do Brasil (MB)Meko 100Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT)Sociedade de Propósito Específico Águas AzuisThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS)ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS)
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Comentários 13

  1. Antonio Cançado says:
    9 meses atrás

    Fragatas não, corvetas.
    E poucas vezes na vida tive a oportunidade de ver tamanhos equívoco e desperdício de dinheiro público em um único programa.
    Isso provavelmente ainda vai nos custar muito mais caro do que já custou.

    Responder
  2. Ricardo Santos says:
    9 meses atrás

    As Tamandaré são um derivado da Meko 100 e ninguém sabe como esse projeto vai se comportar! Daí o pequeno número de unidades! Serão necessários os testes de mar e a operação das primeiras unidades para ver como se saem! Se se revelar um mal projeto, ficaremos só nas 4. Se for um sucesso, podermos ter a efetivação das duas opções ou mais unidades, talvez uma evolução das mesmas.

    Responder
  3. Ricardo Santos says:
    9 meses atrás

    Para quê colocar e operar um navio pesadamente armado num teatro de operações de baixíssima intensidade, como o Atlântico Sul! Seria só desperdício de combustível e exposição de armas as intepéries da natureza, se arriscando a danifica-las. As Tamandaré são, em essência, um aprendizado para a MB, de como se fazer um navio moderno! Já que perdemos essa expertise, conquistada nas fragatas classe Niterói, cujo plano original seriam 18 navios. Depois veio o desastre da classe Inhaúma, que deveriam ser 12 unidades, em que se tentou fazer uma versão leve das Niterói, num casco menor, que não comportava todos os equipamentos e armamentos das Niterói! Estamos aprendendo a adquirir tecnologia para a confecção de navios modernos! Não se poderia ser algo muito complexo nem muito oneroso. Um primeiro passo para projetos mais ambiciosos, mais pra frente! Se e se, a MB tiver competência competência para dar o próximo passo.

    Responder
  4. Ricardo Santos says:
    9 meses atrás

    Foi noticiado que o governo. brasileiro está indo a Índia para negociar a aquisição do míssil Brahmos em sua versão naval! Seria para uma nova classe? Talvez de maior tonelagem? Talvez na faixa de 5000 toneladas?;Talvez da classe de um contratorpedeiro que possa ser a evolução das Tamandaré?

    Responder
    • rfeng says:
      9 meses atrás

      Baixíssima intensidade hoje né camarada, e o amanhã, navios são feitos para se usar 35 anos, efetivamente não dá para pensar assim, além do mais não são navios para guarda costeira são navios para o mar, e basta olhar a dificuldade que tem a Marinha Americana pra rearmar os seus navios para enfrentar os Huthies no Oriente, já de cara se percebe que Tamandaré e subarmada, fazer menos ainda e um grande erro.

      Responder
  5. Jair NERI Santos says:
    9 meses atrás

    Bom dia…… Muito Bom Militar.

    Responder
  6. Nelson Dias says:
    9 meses atrás

    Que venham 8 no mínimo!

    Responder
    • André says:
      9 meses atrás

      Eu já penso em outra possibilidade Nelson: essa classe poderia ter 2 propósitos bem definidos.
      1º servir de estudos, treinamento (capacitação) de pessoal – entre engenheiros, indústria, técnicos e operários – para um novo projeto ainda mais abrangente como um navio de 5000 toneladas.
      2º substituir os navios remanescentes da classe Greenhalgh e mais 2 da classe Niterói, quem sabe até mesmo usando o mais “novo” desse grupo como substituto do navio escola Brasil.
      Classe Tamandaré: antes tarde do que nunca!

      Responder
      • Donaldo says:
        9 meses atrás

        Qual aeronave orgânica dessa classe de navio???

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          9 meses atrás

          Donaldo,
          A orgânica vai ser o Super Lynx mas, ela também vai operar com o Seahawk embarcado.

          Responder
  7. Mirão says:
    9 meses atrás

    Moro nas proximidades, poderia me informar o horário do lançamento ao mar? Quero assistir tal evento pessoalmente.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      9 meses atrás

      Não sei ao certo mas deve ser por volta das 10 ou 11h da manhã.

      Responder
      • Mirão says:
        9 meses atrás

        Obrigado!

        Responder

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