Grupo 1 de Contramedidas contra Minas da OTAN realiza treinamento MULTEX

De acordo com um comunicado de imprensa publicado pela OTAN em 9 de março de 2021, o Standing OTAN Mine Countermeasures Group One (SNMCMG1) conduziu um treinamento de aprimoramento de combate no intervalo da Escola Naval de Armas da Dinamarca, conhecido como MULTEX, entre 23 e 25 de fevereiro de 2021.

O treinamento foi realizado em estreita coordenação com a Marinha Real Dinamarquesa. Durante os últimos dias, todas as unidades puderam treinar suas habilidades em proteção à força, tratamento médico e controle de danos.

O treinamento MULTEX oferece a possibilidade e a capacidade de exercícios de tiro real. Para criar um cenário realista, os navios foram ameaçados por meios aéreos e embarcações de ataque rápido à costa. Durante os exercícios de proteção da força, todas as unidades foram testadas sobre como manobrar, comunicar e reagir a ameaças suspeitas. As unidades participaram de um exercício de artilharia com alvos aéreos, móveis de superfície e flutuantes.

“A oportunidade de treinar a proteção da força contra uma ameaça real e móvel dentro de uma formação é rara. Portanto, o MULTEX foi um excelente campo de treinamento para o SNMCMG1”, disse o comandante da SNMCMG1, comandante Jan Wijchers.

Após a conclusão dos exercícios, o SNMCMG1 navegou em uma rota de navegação pelo Little Belt, um dos três estreitos dinamarqueses que conectam o Mar Báltico ao estreito de Kattegat, o Mar do Norte e o Oceano Atlântico. As unidades estão visitando a Base Naval de Kiel até 2 de março.

O EML Ugandi é um caça minas da classe Sandown encomendado pela Marinha da Estônia em 2009. Ugandi é um antigo navio da Marinha Real Britânica (ex-HMS Bridport) construído pelos estaleiros Vosper Thornycroft baseados em Woolston Yard de Southampton.

A classe Sandown está equipada com dois veículos subaquáticos de eliminação de minas controlados remotamente PAP 104 mk5, fornecidos pela Societe ECA. O veículo é controlado por um cabo de fibra ótica de 2.000 m. Um sistema de iluminação, câmera preto e branco de baixo nível de luz e uma câmera colorida são instalados. O veículo também é equipado com sonar de alta resolução. Os dados do sensor são transmitidos de volta ao centro de controle de operações do navio.

A carga útil principal é uma carga de 100 kg de eliminação da mina que pode ser substituída por um manipulador. Cortadores de arame são usados ​​para liberar minas ancoradas acima do fundo do mar. Os veículos de eliminação de minas podem ser implantados a uma profundidade de 300 m.

A classe Sandown também é equipada com dois lançadores de chaff e flare Barricade fornecidos pela ML Aviation de Andover. Os lançadores são capazes de distribuir decoys infravermelhos e alumínio nos modos de operação de confusão, distração e sedução centróide.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navy Recognition

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