HMS ‘Portland’ (F 79) recebe o novo sonar 2150 da Ultra Electronics




A fragata HMS Portland da Marinha Real Britânica (Royal Navy),  tornou-se o primeiro navio de sua classe a ser equipada com o Sonar 2150, um sonar de média frequência montado no casco.

A Ultra Electronics Command & Sonar Systems recebeu no final de 2014 um contrato de 27 milhões de libras esterlinas (US $ 33 milhões) pelo Ministério da Defesa do Reino Unido para entregar o programa Sonar 2050 Technology Refresh (S2050TR). O S2050TR foi criado para lidar com a obsolescência no sistema Thales Sonar 2050, reduzir os custos de suporte em serviço e introduzir uma arquitetura comercial moderna e sustentável, pronta para uso.

Sonar 2150 da Ultra Electronics

O novo sistema, recebeu a designação Sonar 2150, e irá equipar as oito fragatas Type 23, (HMS Kent, Northumberland, Portland, Richmond, Somerset, St Albans, Sutherland e Westminster). Esses navios já estão equipados com o sistema de sonar de profundidade variável ativo / passivo de baixa frequência Thales Sonar 2087 de longo alcance.

O escopo completo do contrato da Ultra abrange o projeto e desenvolvimento do sistema Sonar 2150, a instalação e os testes nos oito navios e o fornecimento de suporte em serviço por um período de cinco anos após a aceitação de primeira classe. O novo sistema fornece vigilância e classificação ativas e passivas de ASW, detecção automática de torpedos, prevenção de minas e obstáculos e detecção automática de mamíferos marinhos.

Fragata Type 23 HMS Portland

O Sonar 2150 substitui os subsistemas Sonar 2050 externo (matriz) e interno (gabinetes eletrônicos e console de exibição de dois operadores). Os principais recursos incluem uma matriz digitalizada, uma racionalização significativa da eletrônica interna e uma interface moderna e intuitiva da máquina humana para melhorar a produtividade do operador e facilitar os requisitos de treinamento.

Fragata Type 26 Canadá

A Ultra foi posteriormente contratada para fornecer o Sonar 2150 para as três primeiras fragatas Type 26 da Royal Navy. O sistema Sonar 2150 também foi selecionado para as variantes do Global Combat Ship derivadas da Type 26, selecionadas para a Austrália (classe Hunter) e Canadá (Combatente de Superfície do Canadá).

FONTE: Navy Recognition

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile