HMS ‘Tyne’ reativado devido a problemas com o OPV que o substituiria

HMS Tyne em Portsmouth (Foto: Steve A Wenham)

O HMS Tyne parece ter sido reativado depois que surgiram fotos mostrando o navio em Portsmouth, esta semana,
com a White Ensign hasteada.



No dia 21 de maio de 2018, o HMS Tyne realizou o que a Marinha Real Britânica chamou de sua entrada final em Portsmouth.”HMS Tyne está em serviço há 15 anos e na quinta-feira, acontecerá a cerimônia de descomissionamento que será testemunhada por amigos, familiares, e militares quando será arriada a bandeira pela última vez”.

Recentemente, no entanto, informamos que os problemas com o novo OPV, HMS Forth, significavam que o HMS Tyne não seria desativado. De acordo com um contato na frota no início do ano: “Como Forth está longe de estar pronto e com esses novos problemas, Tyne está sendo reativado e o outro OPV que foi desativado está sendo reativado. É certo dizer que tudo é muito político e não é uma maneira rápida de resolver os problemas. Todo o projeto OPV Batch 2 agora está atrasado devido aos problemas de qualidade”.

Descobriu-se que a HMS Forth tinha mais de 100 defeitos, incluindo problemas elétricos e de segurança. Forth foi o primeiro dos cinco novos OPV que estão sendo construídos para substituir os atuais da Classe River. Os OPV foram ordenados para preencher o “gap” entre a segunda unidade do QEC e antes do início da construção da fragata Type 26.

Nosso contato, atualmente servindo na Marinha Real Britânica, e envolvida com o programa, nos disse que Forth havia sido devolvido à BAE devido ao “péssimo padrão de construção”, mas a BAE informa que isso não aconteceu.

“Por emplo, cabeças de parafusos coladas (muitas apertadas demais) painéis de alta tensão muito perigosos, balsas salva-vidas que não conseguem ser lançadas, fiação fora do padrão, a cozinha não é segura… a lista é grande. É muito pior do que o que eles disseram”.

O comandante do navio e oficiais superiores tiveram uma reunião com a BAE, MoD, etc… “Eu estou surpreso que nada tenha sido dito a respeito, é o primeiro da classe. Eles calculam 3 meses para corrigir os defeitos, mas eu acho que será muito mais”.

Nós também fomos informados pelo nosso contato que, todo o programa da classe River Batch 2 foi atrasado devido a isso, com a segunda unidade da classe supostamente iniciando testes no mar em outubro do ano passado, mas ainda está na BAE, em Scotstoun, Glasgow.

Um porta-voz da BAE disse:“Estamos apoiando ativamente a Royal Navy para resolver os problemas em torno de um número limitado de fixações de parafusos e do sistema elétrico do HMS Forth. Estas são questões não relacionadas e investigações para cada uma estão em andamento para garantir que resolvamos qualquer impacto potencial e para que estabeleçamos as causas. Estamos comprometidos em fornecer equipamentos que atendam a rigorosos padrões de segurança e qualidade”.

Um porta-voz do MoD acrescentou:“É normal para nós trabalharmos com parceiros da indústria para fazer algumas retificações nos navios, uma vez que eles tenham sido entregues à Royal Navy. A BAE Systems já está trabalhando em algumas áreas enquanto trabalhamos juntos para garantir que o HMS Forth continue a combater a pirataria, salvaguardar nossas reservas pesqueiras e proteger nosso litoral”.

A HMS Forth havia sido destinado a substituir o HMS Clyde nas Ilhas Falkland, e que atualmente está em Portsmouth, passando por reparos.

FONTE: UKDJ
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



Sair da versão mobile