HNLMS Pelikaan (A 804) volta a Curaçao após midlife upgrade no Damen Shipyards

Em 1º de outubro, o HNLMS Pelikaan (A 804) retornou às conhecidas águas do Caribe. Em 17 de setembro, a Damen Shipyards Den Helder entregou o HNLMS Pelikaan à Marinha Real da Holanda (RNLN) após uma atualização de meia-vida com duração de oito meses. Após as obras, a embarcação, que a Damen entregou à RNLN em 2006, está pronta para mais 15 anos de serviço.

No final de novembro de 2019, o navio de apoio caribenho retornou à costa holandesa pela primeira vez desde que entrou em serviço em 2006. Depois de operar por treze anos no Mar do Caribe em apoio a operações marítimas e na entrega de ajuda humanitária, era hora de grandes obras de manutenção. Isso aconteceu nos estaleiros Damen em Den Helder e Harlingen.

Os trabalhos realizados incluíram a instalação de novos sistemas náuticos, de comunicação e automação, modernização da cozinha e manutenções regulares como a manutenção dos dois motores principais. A atualização mais importante foi a instalação de um guindaste consideravelmente mais pesado, o principal sistema de armas do HNLMS Pelikaan. Este guindaste é crucial para, entre outras coisas, ser capaz de realizar operações de socorro de emergência de forma independente no Caribe.

O guindaste não só é consideravelmente mais pesado, mais moderno e mais fácil de usar do que seu antecessor, como também facilita o uso de um novo interceptor de ataque rápido e embarcações de forças especiais (FRISC). Esta nave rápida e manobrável permite que o HNLMS Pelikaan atue com mais eficácia na luta contra o contrabando de drogas. Além disso, o escopo dos trabalhos envolveu a renovação de todas as acomodações a bordo, inclusive tornando a embarcação mais adequada para passageiros do sexo feminino.

O líder do projeto, Jan-Dirk Boomsma, disse: “O projeto teve seus desafios, incluindo, é claro, o surto do coronavírus. No entanto, com medidas de segurança robustas em vigor, fomos capazes de continuar o trabalho. Graças à excelente cooperação com a Defense Materiel Organization (DMO), a Naval Maintenance and Sustainment Agency (DMI) e a tripulação, entregamos o projeto para a satisfação de todos em um período de tempo relativamente curto.

A atualização da meia-idade foi realizada com sucesso, em parte em estreita colaboração com o cluster de construção naval da Holanda. Alewijnse, Heinen & Hopman, Alfa Laval, Hatenboer Water, Rohde & Schwarz são uma pequena seleção de subcontratados holandeses que participaram deste projeto.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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