Índia comissiona Corveta Stealth com superestrutura de compósitos feita pela Saab

O INS Kavaratti (P 31), uma corveta furtiva de Guerra Anti-Submarina (ASW) construída sob o Projeto 28 (Classe Kamorta), foi comissionada na Marinha Indiana pelo General Manoj Mukund Naravane, Chefe do Estado-Maior do Exército, em uma cerimônia realizada no Estaleiro Naval, Visakhapatnam em 22 de outubro.

O Vice-almirante Atul Kumar Jain, oficial comandante em chefe do Comando Naval Oriental (ENC), o Contra-almirante Vipin Kumar Saxena (Retd), Garden Reach Shipbuilders & Engineers Limited, Kolkata (GRSE ), Calcutá e outros dignitários também estiveram presentes durante a cerimônia de comissionamento. O evento marca o comissionamento formal para a Marinha da última das quatro Corvetas ASW, projetadas de forma autóctone pela organização interna da Marinha indiana, a Diretoria de Design Naval e construída pelo GRSE General Naravane.

O discurso inaugural foi proferido pelo Contra-Almirante Saxena (Retd), CMD, GRSE, Calcutá. O vice-almirante Atul Kumar Jain FOC-in-C ENC dirigiu-se à reunião que foi seguida pela leitura do Mandado de Comissionamento do Navio pelo Comandante Sandeep Singh. Posteriormente, foi içado o Naval Ensign a bordo pela primeira vez e a ‘Flâmula de Comissionamento’ com o Hino Nacional sendo tocado, marcarando a tradição simbólica de comissionamento.

O Chefe do Exército posteriormente revelou a Placa de Comissionamento e dedicou o navio à nação. Ele também se dirigiu ao público presente na cerimônia de comissionamento. Com o nome da capital do grupo de ilhas Lakshadweep, o INS Kavaratti foi construído com aço DMR 249A de alta qualidade produzido na Índia. O elegante e magnífico navio mede 109 metros de comprimento, 14 metros de largura com um deslocamento de 3.300 toneladas e pode ser considerado um dos navios de guerra anti-submarinos mais potentes já construídos na Índia.

A superestrutura completa do navio foi construída com material composto pela Saab na Suécia. O navio é movido por quatro motores Diesel, e possui recursos de camuflagem aprimorados, resultando na redução da Seção Transversal do Radar (RCS) obtida pela superestrutura em forma de X, juntamente com superfícies inclinadas de forma otimizada. Os recursos de furtividade avançados do navio o tornam menos suscetível à detecção pelo inimigo. A característica única deste navio é o alto nível de nacionalização incorporado na produção, acentuando o Objetivo Nacional de ‘Atmanirbhar Bharat’.

O navio tem alto conteúdo nacional com equipamentos e sistemas de última geração para combater em condições de guerra nuclear, biológica e química (NBC). Além disso, o conjunto de armas e sensores a bordo é predominantemente nativo e mostra a capacidade de evolução da Índia nesta área. Alguns dos principais equipamentos / sistemas desenvolvidos localmente incluem Sistema de Gerenciamento de Combate, Lançadores de Tubo Torpedo e Sistema de Supressão de Assinatura Infravermelho, etc. O INS Kavaratti tem uma infinidade de sistemas de automação avançados, como Sistema de Controle Atmosférico Total (TACS), Sistema de Gerenciamento de Plataforma Integrado ( IPMS), Integrated Bridge System (IBS), Battle Damage Control System (BDCS) e Personnel Locator System (PLS) para fornecer um Sistema de Sistemas contemporâneo e orientado para o processo para o funcionamento ideal do navio de guerra.

Tendo concluído os testes de mar de todo o seu equipamento, o Kavaratti foi comissionado como uma plataforma totalmente pronta para o combate, proporcionando um impulso à capacidade ASW da Marinha indiana. O navio é a reencarnação da antiga corveta de mísseis classe Arnala de mesmo nome (INS Kavaratti – P 80). Kavaratti teve um serviço distinto e seu legado sobreviveu a sua vida útil de quase duas décadas. Seu ilustre passado inclui a participação na guerra de 1971 pela libertação de Bangladesh e muitos outros desdobramentos operacionais. Durante a guerra de 1971, ela foi implantada para o controle do contrabando na Baía de Bengala e para o apoio à mineração das entradas de Chittagong. Ela capturou o navio mercante paquistanês Baqir durante esta operação. A atual Kavaratti é igualmente poderosa e tem um impacto ainda mais mortal. O navio é tripulado por uma equipe composta por doze oficiais e 134 marinheiros, com o comandante Sandeep Singh no leme como seu primeiro comandante. O navio será parte integrante da Frota Oriental sob o Comando Naval Oriental.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: MoD da Índia

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