Iniciado o projeto do navio quebra-gelo polar argentino

A empresa de engenharia finlandesa Aker Arctic anunciou que assinou um acordo com o estaleiro argentino Tandanor Shipyard para finalizar o projeto básico de engenharia de um novo navio polar para a Argentina. O projeto começou oficialmente em Buenos Aires em maio de 2022.

A Aker Arctic havia desenvolvido o design do conceito em 2014, mas o projeto foi arquivado enquanto aguardava a maneira mais apropriada de seguir na fase de construção naval.

Recentemente, o governo argentino tomou a decisão de atualizar as instalações do estaleiro Tandanor, a fim de construir o navio polar. Ao mesmo tempo, foi feito o acordo para continuar o projeto de design de navios.

O estaleiro Tandanor e o Aker Arctic continuarão agora o desenvolvimento de um novo navio polar que proverá assistência as 13 estações antárticas da Argentina, juntamente com o navio de suporte científico e logístico quebra gelo existente, o ARA Almirante Irízar.

Na época em que o conceito inicial foi desenvolvido, o Código Polar da Organização Marítima Internacional (IMO) e outros regulamentos internacionais entraram em vigor, juntamente com os avanços tecnológicos. Por esses motivos, o design foi atualizado para refletir as mudanças nas regras e regulamentos e os requisitos de missão atualizados. O trabalho de design básico está planejado para estar pronto em abril de 2023.

“Os projetos de aquisição governamental geralmente abrangem muitos anos e geralmente correm o risco de serem prolongados devido a eleições, vários grupos de interesse e processos de orçamento burocráticos”, disse o gerente de vendas Arto Uuskallio, do Aker Arctic.

“A lacuna entre um projeto comercial e os requisitos governamentais também é difícil de preencher”, acrescentou Uuskallio. “No entanto, a Argentina agiu rapidamente ao tomar decisões para a primeira fase do projeto, que avançou prontamente”.

Projeto ARC 133 da Aker

Detalhes técnicos do design Aker Arc 133
Comprimento geral: aprox. 131,5 m
Rascunho de design: 8 m
Deslocamento: não menos que 5.000 toneladas
Classe de gelo: Polar Classe 4
Usina: três geradores diesel-elétricos
Sistema de propulsão: motores de propulsão elétricos com linhas de eixo e hélices de passo fixo.

FONTE: Marinelink

Sair da versão mobile