LAAD 2017 – Programa do obuseiro M109-A5+ foi apresentado pela BAE Systems

Por Luiz Padilha

Durante esta edição da LAAD, a BAE System expôs uma Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109-A5, semelhante ao modelo que se encontra nos EUA sendo modernizado para o padrão M109-A5+.

Segundo o Sr. Marc Collins, vice-presidente de negócios da BAE Systems, o Exército Brasileiro irá receber 32 M109-A5+ entre 2018 e 2019.

Os M109-A5+ que o EB receberá possuem muitos equipamentos similares aos instalados nos M109-A6 do US Army. Eles virão equipados com um medidor de velocidade inicial, com um sistema de travamento automático do tubo, sistema de rádio Falcon III, SBAS- sistema de correção do sinal GPS, sistema eletrônico de pontaria e computador de tiro.

Os motores serão novos e os tubos serão revitalizados, recuperando a capacidade de alcance do obuseiro, segundo Marc Collins.

A empresa possui uma parceria com a empresa brasileira GTF de Curitiba, responsável pela manutenção das caixas de transmissão dos M113, mas continua na busca de outros parceiros no país para implementar outros programas como a modernização dos 23 CLANFs encomendados pela Marinha do Brasil.

Sair da versão mobile