Malásia precisa de mais submarinos afirma ex-comandante da Royal Malaysian Navy

A Malásia precisa de mais submarinos para poder efetivamente proteger a soberania do país, especialmente no Sul do Mar da China, afirmou o ex Comandante da Royal Malaysian Navy (RMN), o almirante (IDT) Tan Sri Mohd Anwar Mohd Nor. Ele disse que a RMN precisaria de seis ou pelo menos três submarinos. Atualmente a Malásia tem dois submarinos Scorpenes, que são baseados em Teluk Sepanggar, Sabah.

“Vem o tempo em que os submarinos precisam ser enviados para reparo ou manutenção o que leva meses. Tendo apenas dois submarinos, isso pode interromper as operações da Marinha”, disse ele quando esteve em Bernama recentemente. Ele disse isso quando perguntado sobre a criação de frotas de submarinos por vários países da região, como o Vietnã e a Indonésia.

Recentemente a marinha de Cingapura encomendou o submarino classe Archer para operar ao lado de quatro submarinos da classe Challenger.

Mohd Anwar disse que a melhor maneira da RMN resolver o problema, foi a aquisição de seis navios da classe Gowind.

Em um post de um blogueiro, conhecido como Shahpaskal, em militaryofmalaysia.net, afirmando que o uso de submarinos não era adequado no Estreito de Malaca, ele disse: “Ninguém ousaria navegar no Estreito de Malaca no caso de conflito, com os submarinos lá. O objetivo de fechar o estreito para a passagem de embarcações, que iria acontecer no Sul do Mar da China ou na Baía de Bengala e no mar de Andaman “, acrescentou.

Ele disse que os submarinos são a arma mais eficaz. Os submarinos também podem ser usados para operações de inteligência eletrônica, acrescentou.

FONTE: Bernama / New Straits Times

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile