Marinha australiana deve modernizar os submarinos classe ‘Collins’ até a chegada dos nucleares

Por H I Sutton

Como a Austrália está em evidência por conta da aquisição de submarinos com energia nuclear, sua força atual permanece em foco. Os submarinos nucleares serão entregues sob uma parceria Australia-Reino-Estados Unidos (AUKUS). AUKUS é um passo ousado e vem com muitos desafios. Transferir tecnologia para submarinos nucleares é extremamente complexo.

E levará tempo. Então, a classe Collins permanecerá a espinha dorsal da Marinha Australiana. Para mantê-los operativos, um projeto foi criado, e a classe Collins será substancialmente atualizada. Um Mid-Life Upgrade estenderá sua vida útil até 2048, ou mais tarde, se necessário.

Falando no seminário submarino da Saab em 28 de setembro, Andy Keough, o diretor administrativo da Saab Austrália, enfatizou o aspecto de dissuasão das necessidades submarinas de um país. Ele compartilhou que os submarinos fornecem “dissuasão, protegendo uma subsistência das nações e interesse nacional”. Os submarinos são um ativo único, um ativo estratégico. Ele também enfatizou a natureza de longo alcance das necessidades submarinas da Austrália.

Desde os primeiros submarinos da classe AE que a Marinha Australiana usou durante a Primeira Guerra Mundial, seus submarinos foram obrigados a fazer missões estendidas. Isso é bastante diferente da maioria das outras marinhas com submarinos convencionais, que podem se concentrar em missões costeiras próximas a base. Uma conexão interessante aqui é, com como os Países Baixos empregam seus submarinos.

Construindo esta tradição, a classe Collins projetada na Suécia é a extremidade maior do espectro submarino não nuclear. Eles estão frequentemente no mar por mais de 50 dias e operam bem além das águas costeiras da Austrália.

Espera-se que a atualização reforce essa capacidade vital. Embora atualmente não seja confirmado, Gough sugeriu que uma renovação do principal equipamento de propulsão pode estar no projeto. Isso incluiria os geradores diesel e na propulsão.

Se a Saab está envolvida, ela também pode aproveitar as tecnologias desenvolvidas para a nova classe A-26 de submarinos da Suécia. Garough apontou que a classe Collins é modular. A Saab Kockums tem uma ampla experiência de cortar submarinos ao meio e inserir novas capacidades. Eles fizeram isso em muitas ocasiões no passado, mais recentemente com o submarino Gotland da Marinha da Suécia.

Enquanto a Saab não especificou quais novos recursos seriam encaixados, isso implica que a tecnologia AIP pode ser uma opção. Ou se não, novos motores que exijam a abertura do casco. A classe Collins já é grande e qualquer extensão de casco, talvez para mais mísseis, vai colocá-lo ainda mais longe das escalas, mas ele ainda é muito menor do que os submarinos nucleares esperados.

Como o contrato para a atualização ainda não foi decidido, a Saab aguarda por um pedido formal do governo australiano.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: NavalNews

 

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