Marinha de Taiwan comissiona sua primeira Corveta Catamarã “Ta Chiang” (PGG-619)

Corveta Ta Chiang - Foto Marinha de Taiwan

Por Xavier Vavasseur 

A segunda Corveta classe Tuo Chiang, Ta Chiang (PGG-619) foi oficialmente comissionada pela Marinha durante uma cerimônia na presença do presidente de Taiwan, Tsai Ing-Wen. O segundo navio lançador de minas da classe Min Jiang também foi entregue à Marinha durante o evento.

O Presidente Tsai apontou que a partir de hoje, o navio de guerra Ta Chiang, assumirá a tarefa de combate e prontidão.

“O navio de guerra Ta Chiang é também o primeiro navio da Marinha com capacidades de defesa aérea.      Acredito que com a adição desse navio de guerra, a tarefa da Marinha de defender o mar e nossos territórios, será ainda mais eficiente”, disse o presidente Tsai.

O nome do navio, Ta Chiang, contém uma referência ao rio Tawa no Condado de Taitung, que forma os terrenos de caça ancestrais do povo aborígene de Paiwan.

De acordo com o comando da Marinha, o Ta Chiang tem um comprimento de 65 metros, 14,8 metros de largura, um deslocamento máximo de 685 toneladas, e uma velocidade máxima de 40 nós.

O Ta Chiang teve sua quilha batida em 24 de maio de 2019 e foi lançada e batizada em 15 de dezembro de 2020. O navio saiu do estaleiro e começou os testes de mar em no dia 3 de maio.

Os navios da classe foram planejados para vir em duas variantes, defesa aérea (AAW) e anti-navio (ASUW). De acordo com as autoridades da Marinha, os três navios do primeiro lote foram inicialmente definidos para se concentrar na capacidade de defesa aérea com o míssil TC-2N (SAM), desenvolvido pela empresa local NCSIST.

Os três navios de segundo lote foram definidos para ser a versão anti-navio equipada com mísseis anti-navio supersônicos Hsiung Feng-III.

No entanto, em dezembro de 2018, um legislador de Assuntos Externos e Comitê de Defesa do governo do Parlamento de Taiwan disse que os 11 navios da classe Tuo Chiang virão em uma única variante: não haverá distinção entre a AAW e as versões da ASUW. A capacidade anti-submarina (ASW) também será removida.

A corveta Ta Chiang possui um poderoso conjunto de armas que consistem em:

O programa de registro exige 11 navios na classe, o último a ser entregue em 2026.

Navio lançador de minas Min Jiang ao fundo

O segundo navio lançador de minas da classe Min Jiang foi entregue a Marinha na mesma ocasião. De acordo com o estaleiro Lungteh, os navios têm um comprimento de 41 metros, 8,8 metros de largura, uma boca de 1,7 metros e um deslocamento de carga total de 347 toneladas. A velocidade máxima é de 14 nós. De acordo com o ministério de defesa de Taiwan, quatro navios caça minas foram encomendados para a Marinha de Taiwan. Eles aumentarão muito a capacidade ofensiva de Taiwan e combaterão efetivamente a ameaça da Marinha chinesa.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navy News

Sair da versão mobile