Marinha do Chile incorpora novo navio tanque AO-53 ‘Araucano’

Após passar por adaptação e alterações no estaleiro ASMAR,  no dia 16 de abril em uma cerimônia em Valparaiso, a Marinha do Chile recebeu o seu novo navio tanque AO-53 Araucano. O navio tanque AO-53 Araucano, substitui uma unidade mais antiga que deu baixa em 13 de novembro de 2010, e será baseado em Valparaiso, porto de origem da frota da Marinha do Chile.

O novo navio tanque foi comprado de um armador chileno para a conversão em navio tanque da esquadra. O navio foi construído na Suécia em 1984 nos estaleiros Uddevallavarvet como M/V Slethav e em 1989 foi vendido a empresa chilena originalmente ULTRAGAS, como navio para transporte de produtos químicos líquidos. Com este proprietário, foi operado sob o nome de M/N Alpaca.

O navio desloca 19.726 toneladas totalmente carregado e tem um comprimento de 156,35 m e pode atingir 16,5 nós. Em 17 de dezembro de 2010, foi adquirido pela marinha chilena e sofreu modificações no estaleiro ASMAR em Talcahuano e Valparaíso, onde foram instaladas duas estações de transferência de combustível com suas bombas.

A opção da Marinha do Chile pelo novo AO-53 Araucano, foi pela necessidade da Marinha chilena ter dois navios em sua frota. O outro petroleiro, o AO-52 Almirante Montt da classe “Henry J. Kaiser “, foi adquirido em 2009 e é hoje o navio de maior tonelagem a plena carga da Marinha do Chile.

Este novo navio tanque é a quinta unidade da Marinha do Chile a levar o nome de Araucano, sendo o anterior um petroleiro dinamarquês, outro foi um navio de apoio a submarinos construído no Reino Unido e dois brigues.

A cerimônia contou com a presença do Comandante-em-chefe da Marinha, almirante Edmundo González Robles e membros do Alto Comando Naval. A bandeira foi asteada pelo Presidente do Centro de Ex cadetes e oficiais da Marinha “Caleuche”, Valparaiso, Vice-Almirante Alfredo Gallegos Villalobos.

FONTE: defensa.com – Cristián Marambio

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile