Marinha e Exército reúnem-se em encontro de Ciência e Tecnologia

CTEx
CTEx

Brasília (DF) – O Centro Tecnológico do Exército sediou, nos dias 23 e 24 de maio, o I Encontro das IC&T (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação) da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. A atividade teve como principal objetivo identificar possibilidades de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Durante os dois dias de trabalho, cerca de 110 pessoas, dentre oficiais e servidores civis pertencentes a onze organizações militares da Marinha e cinco do Exército, discutiram temas de como “Projetos de Interesse Comum”, “Capacitação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”, “Compartilhamento de Laboratórios”, “Atividades de Metrologia, Certificação e Acreditação” e “Propriedade Intelectual”.

Participaram do evento o Vice-Chefe de Ensino Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Divisão Ubiratan de Salles; o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Contra-Almirante (RM1) Paulo Roberto Xavier da Silva; o Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), General de Brigada Hildo Vieira Prado Filho; dentre outros oficiais-generais diretores, comandantes e chefes de organizações militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro da área de CT&I.

Ao final dos trabalhos, foram produzidos relatórios que identificaram várias oportunidades de troca de conhecimentos e parceria entre as duas Forças. Para o Chefe do CTEx, Gen Prado, o maior ganho do evento foi a aproximação entre as instituições: “O evento deu a oportunidade para que pessoas que realizam trabalhos semelhantes nas duas Forças se conhecessem. Eu acho que esse foi o marco de uma história (de parceria) que está se escrevendo”.

Nos próximos dois meses, os dois órgãos trabalharão para elaborar propostas mais consistentes a curto, médio e longo prazo e voltarão a se encontrar para avançar nas discussões sobre as parcerias a serem firmadas.

FONTE: CTEx

Sair da versão mobile