Marinha Holandesa testará hidrofólio Hull Vane no HNLMS Zeeland

Por Nathan Gain

O navio de patrulha offshore HNLMS Zeeland (P 841) da Marinha Real da Holanda será o primeiro grande navio a se beneficiar da solução Hull Vane, um spoiler subaquático que oferece inúmeras vantagens táticas, práticas e econômicas. O experimento é inédito no mundo: nenhuma outra marinha ousou modificar um navio tão grande.

O Hull Vane é um hidrofólio de 11 metros de largura instalado abaixo da popa do navio. A maior vantagem é a economia de combustível de 10% que proporciona. Com uma resistência reduzida, o navio também pode atingir uma velocidade máxima mais alta com a mesma potência do motor. Além disso, a modificação garante uma esteira reduzida e, portanto, menos ondas. Isso é taticamente importante, porque o navio é menos visível do ar.

Além das vantagens táticas e econômicas, há também um ganho operacional: o Hull Vane faz com que o convoo fique mais estável para o pouso do helicóptero. Os barcos RHIB também podem embarcar e desembarcar mais facilmente na rampa de lançamento. Finalmente, a modificação reduz batidas e, portanto, aumenta o conforto para os operadores.

Para provar os benefícios no papel, sem depender exclusivamente da análise do computador, o RDN Maritime Systems Department (AMS) contratou gerentes de inovação no Military Innovation by Doing (MIND), o centro de inovação da DMO. Juntos, eles demonstraram o valor agregado do spoiler com testes de modelo. “A empresa Hull Vane equipou um navio francês de 56 metros, mas é o maior navio de guerra até agora. Nosso navio-patrulha planejado tem 100 metros de comprimento. Isso apresentou alguns desafios necessários”, diz Jan van Bergen, da AMS.

Após 2 anos de pesquisa, tudo parecia positivo em 2017, quando os engenheiros encontraram um problema. Van Bergen: “ A rampa de lançamento dos barcos FRISC estava no caminho, fazendo com que as hélices batessem no Hull Vane. Mas se colocarmos a asa mais fundo, as forças laterais encurtam a vida útil do equipamento. ”Foi um grande esforço projetar um modelo personalizado. “Foi um período difícil, mas no final temos uma boa solução que mais do que satisfaz: a vida útil é de pelo menos 18 anos.“

O HNLMS Zeeland entrará no cais no próximo ano ou em 2022 para uma grande manutenção. “Esse pode ser o momento certo para ajustar o fundo do navio e instalar o spoiler. Isso é só quando o navio zarpará novamente que o Hull Vane será realmente capaz de provar seu valor após um programa de medição de algumas semanas”, disse Van Bergen.

As marinhas estrangeiras estão agora observando os resultados com sério interesse. Van Herk acrescentou “Em simpósios internacionais, parecia que todos acharam uma aplicação fantástica, mas ninguém se atreve a fazê-la. A compra e as modificações no navio custaram meio milhão. Depois disso, mais um milhão para a instalação. O custo total deve então atingir € 2 milhões”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Sair da versão mobile