Marinha participa da 69ª Reunião da SBPC na Universidade Federal de Minas Gerais

O primeiro Simulador de Passadiço Nacional desenvolvido pela Marinha do Brasil

O primeiro Simulador de Passadiço Nacional; maquetes de Navios de Pesquisa, do Submarino Nuclear e da Estação Antártica “Comandante Ferraz”; e uma Oficina de “Nós de Marinheiro” são algumas das atrações do Estande da Marinha no Evento .

A Marinha participará da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sob a coordenação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), apresentando Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de participar de Conferência e de Mesas-Redondas.

Atrações do Estande da Marinha

No Estande da Marinha, o visitante poderá experimentar a sensação de “navegar” com o primeiro Simulador de Passadiço Nacional, desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ).

Outra ICT subordinada ao CTMRJ, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), realizará demonstrações interativas dos Projetos: “Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE)” e “Sistema de Detecção, Acompanhamento e Classificação de Contatos (SDAC)”.

Por sua vez, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo apresentará o Programa Nuclear da Marinha, por meio da exposição das maquetes: do Submarino Nuclear; do Reator; do Elemento Combustível; e do Painel de Equivalência.

A Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM) traz para a Exposição o tema “O Brasil na Antártica”, composta por materiais utilizados no apoio às pesquisas realizadas naquela região, como as maquetes: da nova Estação Antártica Comandante Ferraz; do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”; do Navio Polar “Maximiano”; do helicóptero “Esquilo”; e da aeronave “Hércules” (C-130); além de manequins com vestimentas especiais usadas na Antártica e até uma moto de neve (snowmobile).

A SECIRM, também, apresentará o Tema “Amazônia Azul”, com maquetes da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”.

O Estande da Marinha contará, ainda, com a participação do Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM), que apresentará produtos e medicamentos desenvolvidos.

Além de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da nossa Força Naval, o público terá a oportunidade de aprender a confeccionar os famosos “Nós de Marinheiro” e obter informações sobre os Processos Seletivos para Ingresso na Marinha.

O Evento será aberto ao público: as programações podem ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, sem a necessidade de inscrição (exceto os minicursos, cujas vagas são limitadas).

Conferência e Mesas-Redondas, com a participação da Marinha:

Conferência:

SUBMARINO NUCLEAR E DESAFIOS ESTRATÉGICOS DO BRASIL
Segunda-feira, 17JUL – das 10h30 às 12h00
Conferencista: CMG (Refº) José Augusto Abreu Mora, da Marinha do Brasil (MB)
Apresentador: Aldo Malavasi, da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)
FACE – Sala 1070

Mesa-redonda:

AS APLICAÇÕES NUCLEARES NO MUNDO DE HOJE
Terça-feira, 18JUL – das 15h30 às 18h00
Coordenador e palestrante: Aldo Malavasi (IAEA)
Palestrantes: Renato Machado Cotta, Assessor Técnico Consultivo da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ) e da COPPE/UFRJ; e Tsai Siu Mui, da USP
FACE – Auditório 4

Mesa-redonda:

TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SEGURANÇA MARÍTIMA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS À PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA AZUL (SBPC Inovação)
Quarta-feira, 19JUL – das 15h30 às 18h00
Coordenador: Adalberto Luís Val (INPA)
Palestrantes: CMG (RM1) William de Sousa Moreira (MB); José Henrique Muelbert, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); e Segen Farid Estefen, da Universidade de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Local:Auditório da Reitoria

Sair da versão mobile