Marinha participa do 25° Simpósio Internacional do Poder Marítimo no U.S. Naval War College

No período de 19 a 22 de setembro, a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, participou do 25th International Seapower Symposium (ISS), que ocorreu nas instalações do U.S. Naval War College (NWC), localizada na cidade de Newport, em Rhode Island.

Tendo como propósito promover a cooperação marítima em nível regional e global, o ISS é realizado a cada dois anos, desde 1969. Trata-se da principal conferência mundial sobre o poder marítimo e o evento político-militar mais importante do Comandante da U.S. Navy, sendo o fórum mundial que reúne o maior número de líderes navais em um único local.

 

O tema desta edição foi “Segurança através da Parceria”, que ressaltou a importância das alianças e parcerias sólidas para o enfrentamento das ameaças atuais, como pirataria, exploração ilegal de recursos naturais e contrabando.

Nesse contexto, o Almirante Cunha, durante diversas reuniões bilaterais, teve a oportunidade de reforçar a importância da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), reafirmando o protagonismo do Brasil e da MB nesta região.

Entre os painéis realizados, a MB foi convidada a participar do que tratou sobre pessoal, em especial as Praças. O Chefe do Estado-Maior apresentou diversos aspectos que tratam desde a captação até as ferramentas utilizadas para motivar e reter nosso pessoal, dando destaque ao Programa do Suboficial Mor, que vem, ao longo dos anos, capacitando as Praças mais antigas, para o pleno exercício da liderança.

“Estas Praças mais antigas provaram ser ativos essenciais na avaliação das necessidades e expectativas das nossas tripulações e no aconselhamento dos Comandantes nos seus processos de tomada de decisões, especialmente no que diz respeito ao moral, ao bem-estar e à realização profissional. A Marinha do Brasil continua a investir neste Programa convicta de que a formação de líderes é fundamental para o aperfeiçoamento do funcionamento da instituição”, disse o Almirante Cunha.

FONTE: MB

Sair da versão mobile