Marinha Portuguesa inicia MLU da fragata ‘Bartolomeu Dias’

A fragata NRP Bartolomeu Dias (F 333) suspendeu na manhã do dia 26 de abril para Den Helder, na Holanda, para iniciar o período de modernização (MLU – Midlife Upgrade) que vai até ao final de 2019, estando previsto o seu regresso à Portugal no início de 2020. A modernização será realizada no Damen Shiprepair Vlissingen.



Este período de modernização tem como objetivo prolongar a vida útil do navio até 2035, atualizando sistemas vitais do navio como o de combate, o de comando e controle entre outras necessárias para que o navio possa continuar a cumprir com os elevados requisitos operacionais definidos pelas organizações de que Portugal é membro, NATO e União Europeia.

Esta modernização permitirá ao NRP Bartolomeu Dias aumentar as suas capacidades de atuação e resposta, para que, a partir de 2020, possa ser empregada em mais missões no âmbito nacional e internacional.

O Período de MLU inclui a modernização dos sistemas de armas, de sensores e de comunicações e alguns dos equipamentos ligados a sua propulsão, manobra do navio e de geração de energia.

A tripulação do navio irá acompanhar os trabalhos de modernização e receberá formação com o objetivo de garantir a o conhecimento destes novos sistemas, bem como a necessária manutenção.

A fragata NRP Bartolomeu Dias (F 333) é a ex-HNLMS Van Nes (F 833), da classe Karel Doorman da Real Marinha Holandesa. Ela Foi adquirida junto com a ex-HNLMS Van Galen (F 834), batizada de NRP D. Francisco de Almeida (F 334).

FONTE: JM
FOTO: Ilustrativa



Sair da versão mobile