Marinha realiza Operação ASPIRANTEX-2024

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 11 de janeiro a 02 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Ceará, a Operação ASPIRANTEX-2024, com visita aos portos de Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA).

A Operação, dividida em fases de mar e de porto, tem o objetivo de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval, futuros Oficiais da MB, com a vida no mar. Esse também é o momento em que os Aspirantes do segundo ano da Escola Naval fazem a escolha pelo Corpo e Habilitação Militar, que definirá suas carreiras.

Na fase de mar, diversos exercícios, de caráter estritamente militar, serão executados. As atividades são referentes às tarefas básicas do Poder Naval, com ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), a Amazônia Azul. Já na fase de porto, os navios estarão abertos à visitação pública no dia 21 de janeiro, nas cidades de Cabedelo (PB), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE), e no dia 28 de janeiro, nas cidades de Maceió (AL) e Salvador (BA).

Na fase de porto da Aspirantex, na cidade de Fortaleza-CE, a MB realizará ações cívico-sociais, com o objetivo de prestar assistência médica e social à população. No dia 19 de janeiro, militares da Marinha apoiarão a manutenção da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, com pintura, reparos de hidráulica e elétrica. Em paralelo, serão doados alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para uma casa de acolhimento a idosos, além de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. No dia 20, de maneira inédita, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, ocorrerão atendimentos médico e odontológico gratuitos, pré-marcados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Corveta Júlio de Noronha

A Operação deste ano contará com a participação dos seguintes meios navais e aeronavais: o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (Capitânia da Esquadra Brasileira), as Fragatas “Defensora”, “Constituição”, “Liberal”, “Independência” e “União”, a Corveta “Julio de Noronha”, o Submarino “Tikuna”, além de dois helicópteros UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, dois SH-16 “Seahawk”, dois AH-11B “Wild Lynx”, um IH-6B “Bell Jet Ranger III”, um Veículo Aéreo Não Tripulado RQ-1 “ScanEagle”, dois caças AF-1 “Skyhawk”. A Aspirantex ainda contará com a participação de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao todo, participam da Operação cerca de 2.300 militares, incluindo 200 Aspirantes da Escola Naval, distribuídos pelos navios participantes.

FONTE: CCSM

Sair da versão mobile