Hoje, às 04h, a Marinha do Brasil (MB) realizou o resgate de uma tripulante de um navio mercante a cerca de 1200 km de costa.
A Fragata Independência (F 44), da MB, encontra-se com a paciente a bordo e regressando para a terra mais próxima, o Rio de Janeiro.
A MB informa que, às 9 horas desta quarta-feira (20), o Navio foi acionado para realizar uma Evacuação Aeromédica de uma tripulante brasileira do Navio Mercante “ATLANTIC ZONDA”, com bandeira da Libéria.
Por ocasião do acionamento, a Fragata Independência encontrava-se atracada na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), em Niterói. Após receber o pedido de resgate, o Navio respondeu prontamente, desatracando às 12:43 do dia 20 de novembro para prestar socorro.
A tripulante foi resgatada pelo helicóptero AH-11B Super Lynx, orgânico do navio e trazida para a Fragata na manhã do dia 23. Logo após o seu resgate, o Navio iniciou o regresso a fim de transferir a tripulante, também por aeronave, com pouso previsto às 02h do dia 24 de novembro, no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro D’Aldeia- RJ.
A bordo, a equipe médica do navio recebeu, na enfermaria, a tripulante, a qual encontra-se em observação e com seu quadro sendo monitorado, a fim de garantir que ela chegue com a saúde preservada até o hospital em terra.
FONTE: ComForAerNav/MB
Boa noite amigo Guilherme você sabe se há previsão de da MB receber os três super lynx modernizados da Inglaterra?
Obrigado
Abs.
Felicito a MB pelo feito, mas gostaria de recordar uma operação SAR feito pela marinha portuguesa em Novembro de 2014 a 1852 km a sudoeste dos Açores e no qual teve três meios envolvidos, https://www.youtube.com/watch?v=uQAzTimDfEo&ab_channel=MarinhaPortuguesa.
Serve o mesmo para demonstrar que nem sempre é possível a utilização de hidroaviões e isso pode-se ver no vídeo durante o encontro do helicóptero com o navio e a ondulação no local tinha 7m de amplitude
…São nessas horas q um hidroavião faz falta….
Abraço