Marinha vai dar baixa no NDCC ‘Mattoso Maia’ em dezembro

Por Guilherme Wiltgen

PORTARIA Nº 264/MB/MD, DE 31 DE OUTUBRO DE 2023

Dá baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia” e dá outras providências.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4° e 19 da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:

Art. 1° Dar baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia”.

Art. 2° Proceder à alienação do casco do ex-Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia”, na forma da legislação em vigor.

Art. 3° Esta Portaria entra em vigor em 7 de dezembro de 2023.

MARCOS SAMPAIO OLSEN

O NDCC Mattoso Maia (G 28)

O Navio de Desembarque de Carros de Combate Mattoso Maia (G 28), ex-USS Cayuga (LST 1186), da Classe Newport, foi o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao ex-Ministro da Marinha Almirante Jorge do Paço Mattoso Maia.

O então USS Cayuga foi construído pelo estaleiro National Steel & Shipbuilding, em San Diego na Califórnia, sendo o oitavo navio da Classe Newport e,  durante o período que serviu na US Navy, participou da Guerra do Vietnã e da Guerra do Golfo.

USS Cayuga (LST 1186)

O navio transferido em 26 de agosto de 1994 por empréstimo de cinco anos, com opção de compra, para a Marinha do Brasil.

O NDCC Mattoso Maia chegou ao Rio de Janeiro em 3 de novembro de 1994, sendo incorporado no mesmo dia.

Desde que chegou ao Brasil o Mattoso Maia participou de diversas operações anfíbias, tais como o transporte de tropas e material para Missão de Verificação da ONU em Angola e participou da Força-Tarefa que realizou o translado dos restos mortais do Almirante Tamandaré para sua cidade natal, Rio Grande/RS.

No próximo dia 07 de dezembro de 2023, será realizada a cerimônia de Mostra de Desarmamento na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), encerrando 29 anos de serviço ativo na Marinha do Brasil.

BRAVO ZULU “Rhino da Esquadra”!

Sair da versão mobile