Navio-Patrulha ‘Gravataí’ (P 51) realiza apresamento de embarcação pesqueira

NPa Gravataí

No dia 15 de agosto, o Navio-Patrulha (NPa) “Gravataí”, pertence ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste, subordinado ao Comando do 2º Distrito Naval, efetuou o apresamento da embarcação pesqueira “Kinsai Maru nº. 58”, de nacionalidade japonesa, por não possuir documento válido para pesca e também por não dispor da linha espanta-pássaro (“toriline”).

A abordagem do pesqueiro contou com o apoio de dois fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e foi realizada a 115 milhas da costa, em uma área marítima entre Aracaju (SE) e Maceió (AL).

Após o apresamento, a embarcação foi escoltada pelo NPa “Gravataí” até o Porto de Salvador, onde militares da Capitania dos Portos da Bahia e representantes Polícia Federal, IBAMA, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) procederam novas averiguações.

Em razão das irregularidades constatadas, a embarcação foi apreendida pela Polícia Federal e a sua carga e petrechos de pesca foram apreendidos pelo IBAMA. Apenas o Comandante foi preso pela Polícia Federal, por crime ambiental, porém, foi solto após o pagamento de fiança.

FONTE: Nomar

Sair da versão mobile