Navio tanque danificado por mina em terminal saudita

REUTERS – O navio-tanque Agrari, de bandeira maltesa operado pela Grécia, foi danificado por uma mina em um terminal da Arábia Saudita no Mar Vermelho, ao norte da fronteira com o Iêmen, danificando seu casco, disse a empresa britânica de segurança marítima Ambrey na quarta-feira. As Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO), separadamente, disseram estar cientes de que um navio havia experimentado uma explosão em Shuqaiq, na Arábia Saudita, enquanto operava em uma usina movida a petróleo lá. Ele disse que as investigações estavam em andamento. O escritório de mídia do governo saudita não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O Agrari é operado pela TMS Tankers da Grécia, disse Ambrey. A TMS não foi encontrada para comentários imediatos.

“O Agrari foi impactado por uma mina, atracado em um dos cais da Usina a Vapor Al Shuqaiq (SSPP) na Arábia Saudita”, disse o relatório de Ambrey. “A explosão aconteceu nos limites do porto e perfurou o casco da embarcação”, acrescentou. Ele não disse quando o incidente aconteceu, mas observou que o navio havia chegado a al-Shuqaiq em 23 de novembro.

O relatório segue uma série de recentes incidentes de segurança relacionados à infraestrutura de petróleo saudita. O grupo Houthi do Iêmen afirmou na segunda-feira um ataque a uma planta de distribuição de produtos petrolíferos da Saudi Aramco em Jeddah. Autoridades da Aramco e sauditas confirmaram o ataque.

Duas semanas atrás, um incêndio perto de uma plataforma flutuante pertencente ao terminal de produtos petrolíferos de Jazan foi contido sem feridos. Esse incêndio foi o resultado de outra tentativa de ataque Houthi, em que uma coalizão liderada pelos sauditas lutando contra os Houthis no Iêmen interceptou e destruiu dois barcos carregados de explosivos no sul do Mar Vermelho. O Agrari é um petroleiro aframax menor, segundo os dados do site da TMS Tankers.

(Reportagem de Jonathan Saul; escrita por Lisa Barrington; edição de William Maclean e Bernadette Baum)

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile