Navios das marinhas da Argentina, Uruguai, África do Sul e Brasil atracam em Itajaí

Operação Atlasur-X inicia no próximo sábado

Isandlawana - Victor Schneider_02
Isandlawana – Foto: Victor Schneider

A Marinha do Brasil, em conjunto com as Marinhas da Argentina, Uruguai e África do Sul, iniciam, no próximo sábado (30), a Operação “Atlasur-X”. A Operação é organizada bianualmente e alternadamente, por cada país participante. Este ano, na décima edição, o Brasil será o país anfitrião, responsável pelo planejamento e em prover apoio logístico nos portos brasileiros.

Na manhã desta quarta-feira (27) a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí – Marinha do Brasil, recebeu o navio da África do Sul, que foi recebido pela banda da Marinha além de oficiais da África do Sul. Os navios da Argentina, do Uruguai e do Brasil, atracarão em Itajaí no sábado (30) entre 08h30 e 09h30. Os navios estarão abertos à visitação nos dias 30 e 31, a partir das 14h até as 17h.

A comissão, que tem como objetivo aumentar o nível de adestramento e estreitar os laços de cooperação entre as Marinhas amigas, acontecerá na área marítima compreendida entre Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (RJ), para onde os navios partirão na segunda-feira (01).

Nessa Operação estarão sob o comando do Contra-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, oito navios: a Fragata Greenhalgh (F46), a Fragata Niterói (F40), a Fragata Rademaker (49), a Fragata União (F45) e o Navio-Tanque Marajó (G27), da Marinha do Brasil, a Coverta Rosales, da Armada da República Argentina (ARA), a Fragata Uruguay, da Armada da República Oriental do Uruguai (AROU) e a Fragata Isandlawana, da Marinha da África do Sul. Também participarão nas diversas fases da operação o Submarino Tapajó, o Navio-Patrulha Oceânica Apa, o Navio Patrulha Guaporé, além das aeronaves Super Lynx (AH-11a) e Seahawk (MH-16), da Marinha do Brasil, e o caça de ataque AMX (A-1) e as aeronaves de patrulha P-3AM e P-95, da Força Aérea Brasileira.

Isandlawana – Foto: Victor Schneider

COLABOROU: Claudio

Sair da versão mobile