Navios de guerra iranianos chegaram ao Rio de Janeiro

Por Guilherme Wiltgen

A Marinha do Brasil, por intermédio do Estado-Maior da Armada, autorizou um novo período para escala no Rio de Janeiro de dois navios de guerra do Irã.

Inicialmente previsto para 23 a 30 de janeiro, conforme o DAN publicou em 20 de janeiro, o navio-base avançado IRIS Makran (441) e a Fragata IRIS Dena (75), que formam a 86ª flotilha da Marinha iraniana, tem previsão de estar no Rio de Janeiro entre os dias 26 fevereiro a 4 de março de 2023.

IRIS Dena passando pela Escola Naval na Baía de Guanabara.

Os dois navios de guerra suspenderam no final de setembro de 2022 para uma circunavegação histórica, destinada a demonstrar o poder militar e alcance marítimo do Irã.

A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, disse que o governo norte-americano acompanha com preocupação a movimentação de navios de guerra do Irã e o pedido para atracar no porto do Rio de Janeiro.

Apesar de ressaltar que o Brasil é soberano para decidir sobre a questão, a Embaixadora defendeu que nenhum país deveria autorizar a entrada dos navios de guerra iranianos em seus portos.

Visita ao Rio de Janeiro

Os dois navios de guerra entraram na Baía de Guanabara pouco depois das 8 da manhã deste domingo (26) e tem previsão de permanecerem no Rio até o dia 04 de março.

Não há informações sobre visitação pública aos navios enquanto permanecerem no Porto do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile