NHi ‘Sirius’ (H 21) localiza embarcação submersa ao sul da ilha Queimada Grande com sonar de varredura lateral

O Navio Hidrográfico Sirius (H 21),  desatracou do píer da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) em 12 de março para realizar o Levantamento Hidrográfico da barra de Paranaguá-PR.



No dia seguinte, o Salvamar Sueste solicitou apoio da DHN para que o navio engajasse nas buscas da embarcação “Odemar II”, desaparecida com dois tripulantes, ao sul da ilha Queimada Grande, a cerca de 35 milhas de Santos- SP.

O “Sirius”, em conjunto com uma equipe volante da DHN, utilizou para a busca um sonar de varredura lateral, dispositivo rebocado que permite o imageamento por ensonificação do leito marinho e a detecção de objetos submersos.

Decorridos 5 dias de intensas buscas no mar, conseguiu-se localizar o casco da embarcação soçobrada, a 38 metros de profundidade, por meio do sonar de varredura lateral.

Imageamento por ensonificação da embarcação soçobrada através do terminal do sonar de varredura lateral

Após a localização, identificação e sinalização com boias, o “Sirius” reassumiu sua travessia rumo ao litoral Sul do Brasil, para dar início à sondagem da barra de Paranaguá, para elaboração da nova edição da carta náutica 1820. A comissão está prevista para terminar em 16 de maio de 2019.

FONTE: MB



Sair da versão mobile